Jovens debatem propostas e elegem representantes para conferência estadual
A conferência estadual acontecerá entre 11 e 13 de dezembro, em Cuiabá, quando os delegados eleitos por cada um dos 141 municípios mato-grossenses elegem os 25 representantes do Estado para a Conferência Nacional da Juventude, que ocorrerá em abril de 2008, em Brasília (DF). Na ocasião, esses delegados estaduais defenderão as propostas de interesse da juventude de Mato Grosso que serão inseridos no Plano Nacional de Juventude.
Como nos 13 pólos que já sediaram as conferências regionais até hoje, o pólo de Chapada também dividiu os participantes em grupos para definir as propostas de interesse dos jovens da região. À tarde, eles elegerão os 30 delegados representantes de Acorizal, Santo Antônio do Leverger, Nossa Senhora do Livramento, Planalto da Serra, Nova Brasilândia, Barão de Melgaço, Jangada, Nobres, Poconé, Rosário Oeste e o município sede do evento.
As conferências regionais traçam os debates com base no desenvolvimento integral (educação, trabalho, cultura e leitura, empreendedorismo), Qualidade de vida (meio ambiente, saúde, esporte e lazer), Vida segura (promoção social, prevenção e segurança), e Cidadania (valorização da diversidade, respeito aos direitos humanos, portadores de necessidade especiais, protagonismo e organização juvenil).
Das temáticas em discussão, a juventude do Pólo de Chapada destacou o desemprego e as necessidades de qualificação do jovem. Um relatório apresentado pelo coordenador da Conferência Regional da Juventude, assessor especial de Políticas Públicas da Juventude de Mato Grosso Rafael Henrique Santos, lembrou que mais de 40 mil jovens brasileiros, nessa faixa-etária, estão desempregados, falando inclusive da realidade, do pouco ou nenhum acesso deles à informação ou à inclusão digital.
A assistente social de Acorizal, Elis Regina Prates, considera de fundamental importância a política volta ao jovem. “Na verdade, a juventude hoje não é tímida. A maioria dos jovens está sem objetivos claros, o que influencia na luta pelos seus direitos. Num município pequeno, como o nosso, a situação é ainda mais difícil, mas queremos mudar isso e o nosso prefeito que é jovem tem valorizado isso”, contou Elis que acompanha outros quatro representantes da cidade.
“A juventude é o futuro, mas também o presente, por isso ela tem que se preparar, ter oportunidades, e essa conferência veio para transformar esses novos gestores. O Governo está abrindo espaço para a juventude e eu acredito que ele não vai se decepcionar, porque é só dá uma asinha que ela sai voando”, garantiu Ademir Rodrigues, representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Chapada.
CHAPADA
O secretário de Planejamento de Chapada, Argon Hachmann Filho, deu uma boa notícia aos participantes informando que o prefeito da cidade assumiu o compromisso de implantar o 1º Conselho Municipal de Políticas Públicas de Juventude e ainda, a exemplo do Governo do Estado, uma assessoria especial da juventude que no município será ligada à Secretaria Municipal de Educação.
“A assessoria irá organizar grêmios estudantis, discutir propostas para a educação do jovem e do adulto, educação do campo e educação profissional, além de captar as expectativas da juventude da Chapada dos Guimarães de forma intersetorial”, afirmou o secretário. Hoje tramita na Câmara Federal o projeto de lei de nº 4.530/2004 referente ao Plano Nacional de Juventude e também o projeto de lei de nº 27/2007.
Além dos jovens, principal público, a conferência regional do Pólo de Chapada contou com a presença alguns professores das cidades participantes e de autoridades municipais que abriram o evento no início da manhã. Entre os jovens, estudantes e representantes do Executivo, Legislativo e Judiciário das cidades, da sociedade civil, sindicatos rurais e organizações não-governamentais (ONGs).
Comentários