Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 01 de Novembro de 2007 às 07:24

    Imprimir


Os secretários de Estado de Projetos Estratégicos, Cloves Vetoratto, e o diretor do MT Regional, Neurilan Fraga visitaram um dos projetos de sucesso em Nova Marilândia. A produção de abacaxi faz parte da cadeia produtiva da região como meio de fomentar o desenvolvimento social, econômico e ambiental do município, que integra o Consórcio do Alto do Rio Paraguai.

No município de Nova Marilândia, a cultura do abacaxi abrange 82 hectares, beneficiando 58 famílias de três assentamentos em forma de cooperativa. O plantio teve início em fevereiro do ano passado. Esta é a primeira colheita da cooperativa que abastece os segmentos do comércio como os supermercados da Capital e da região. O abacaxi é colhido semi-verde, além de mudas que são revendidas pelos assentados.

A secretária de Agricultura do município de Nova Marilândia, Carla informou que o projeto foi realizado em parceria com o MT Regional. O Estado pagou o transporte de mudas que vieram do Pará e ofereceu assistência técnica aos produtores através da Empaer. Além disso, é desenvolvido na região o Projeto Nossa Terra, Nossa Gente. “Estamos otimistas com o projeto do abacaxi, pois atende várias pessoas nos assentamentos garantindo o sustento delas” disse.

O vice prefeito de Nova Marilândia, Juvenal da Silva ressaltou que através dos consórcios, está sendo possível executar os projetos que estão contribuindo com o desenvolvimento econômico do município. Além do abacaxi, outras culturas estão despontando na região. A produção do município já uma grande demanda do mercado. Com isso, garante mais emprego e renda para as famílias”, assegurou.

O coordenador de Desenvolvimento Econômico da Associação Mato-grossense dos Municípios, Farid Tenório, representou a entidade durante as visitas realizadas nos municípios que integram o Consórcio do Alto do Rio Paraguai. A equipe esteve em Arenápolis, onde foi entregue aos prefeitos o novo censo sócio econômico do Médio Norte. Percorreu também outros municípios que estão desenvolvendo outras cadeias produtivas. Também fazem parte os municípios de Alto Paraguai, Diamantino, São José do Rio Claro, Nova Maringá, Nortelândia, Arenápolis, Denise, Santo Afonso, Barra do Bugres, Porto Estrela, Nova Olímpia, Tangará da Serra e Campo Novo dos Parecis.





Fonte: AMM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/200448/visualizar/