Petrobras é notificada e retomará fornecimento de gás
A liminar do Tribunal obrigando a Petrobras a regularizar o abastecimento foi obtida pelo governo do Estado do Rio em ação impetrada ontem. A medida não é extensiva ao Estado de São Paulo, onde o gás também passa por racionamento.
Segundo a CEG, companhia distribuidora de gás no Rio, pelo menos 1,3 milhão de metros cúbicos deixariam de ser entregues hoje no Estado, o que representa um corte de 17% no suprimento. Em São Paulo, a Comgás informou que teria de reduzir a entrega entre 600 e 800 mil metros cúbicos de gás por dia. O volume representa cerca de 5% do total fornecido pela Comgás, mas a empresa informou que apenas sete clientes seriam atingidos - e que eles poderiam substituir o gás por óleo combustível.
Ontem, a Petrobras informou ao mercado que havia sido obrigada a cortar seu fornecimento devido à expansão do consumo e à oferta restrita do gás natural. No Rio, empresas do setor químico e de vidros tiveram de fechar as fábricas no início da manhã, por causa da interrupção no suprimento. Até postos de Gás Natural Veicular (GNV) ficaram sem combustível para atender os consumidores.
Comentários