Aumenta gasto do consumidor com a compra de alimentos rápidos
Consumidores optam cada vez mais por alimentos que garantam praticidade. Pesquisa da Latin Panel divulgada pela Abmapro (Associação Brasileira de Marcas Próprias e Terceirização) mostrou que, em 2002, 28% dos gastos com alimentação eram destinados a esses produtos semi-prontos, proporção que saltou para 31% em 2006.
O estudo tem como base levantamento semanal realizado pela consultoria, que acompanha o comportamento de compra das famílias brasileiras. Foram visitados 8,2 mil lares, que representam 82% da população nacional e mais de 90% do potencial de consumo do País.
Perfil dos consumidores
De acordo com os dados, de cada R$ 100 desembolsados com comida, R$ 24 são destinados à alimentação fora de casa. Além disso, outros 3% representam produtos congelados. Dessa forma, na escala de serviços que o supermercado deve tornar disponível ao cliente, "oferecer pratos prontos" soma 16% das respostas.
Conforme o levantamento, 22% das donas de casa entrevistadas se dizem "buscadoras de promoção". Na média, o supermercado é visitado 15 vezes durante o mês, com gasto médio de R$ 9,60 em cada visita.
Gasto mensal
Por fim, foi detectado que a maior parte do orçamento vai para a compra de "largo consumo", que compreende alimentos, bebidas, produtos de higiene pessoal e beleza, com fatia de 28%. A média é de R$ 382,80 gastos por mês.
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