Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 30 de Outubro de 2007 às 11:20

    Imprimir


A produção e o emprego da indústria brasileira atingiram os níveis mais elevados dos últimos três anos, segundo pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgada nesta terça-feira (30). Segundo a entidade, o indicador de evolução da produção alcançou 58,2 pontos (de um total de cem possíveis) no terceiro trimestre. No mesmo período de 2006, o indicador estava em 53,9 pontos.

Segundo a CNI, a pesquisa "reforça os sinais de expansão da atividade econômica percebidos no segundo trimestre deste ano”. Os setores que lideraram a expansão da produção foram outros equipamentos de transportes, veículos automotores e metalurgia básica.

O crescimento da produção também elevou a oferta de trabalho. O indicador de evolução do número de empregados subiu de 52,6 pontos no segundo trimestre para 53,8 pontos no terceiro trimestre. Os setores que mais abriram vagas foram os de veículos automotores, outros equipamentos de transportes e metalurgia básica.

Ainda de acordo com a CNI, o nível de estoques na indústria baixou, em comparação com o ano passado. No terceiro trimestre deste ano, o indicador chegou a 49,3 pontos, ante 50 pontos em igual período de 2006. Segundo a entidade, esse dado reforça a perspectiva de manutenção do nível de atividade na indústria nos próximos meses.

Exportações

Apesar do otimismo em relação à atividade industrial no final deste ano, o setor está preocupado com as perspectivas para o mercado externo nos próximos seis meses. Questionados sobre as perspectivas de desempenho da indústria nos próximos seis meses, os empresários ouvidos pela CNI durante a realização da sondagem avaliaram que sua atividade será puxada pelo mercado interno.

Já as expectativas em relação às exportações são de queda para as vendas externas das pequenas e microempresas e de estabilidade entre as grandes empresas. A taxa de câmbio foi apontada pelos grandes industriais, na pesquisa, como o segundo maior problema. O primeiro é a carga tributária elevada.





Fonte: G1/AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/200709/visualizar/