Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 16 de Maio de 2013 às 08:54

    Imprimir


Os produtores de aves em Nova Mutum decidiram, ontem, no final da tarde, em assembleia, suspender temporariamente o fornecimento de frangos para o frigorífico local que vende sua produção para diversos Estados. O motivo é o baixo preço que está sendo pago, que não estaria bancando os custos de produção. O presidente da Associação dos Aviucltores, Valdemir Grando, confirmou, ao Só Notícias/Agronotícias, que houve tentativa com a indústria de negociar o valor pago pelos frangos, mas não houve acordo.


 
"Existe parceria produtores e empresa. O saldo líquido (que deveria ser pago para produtores) está há mais de 5 anos sem correção. Temos 176 núcleos com produção de aves. São cerca de R$ 120 mil por núcleo que a empresa não está pagando o que chega a R$ 20 milhões", calcula Grando. "Já mandamos ofícios, notificações judiciais e simplesmente não respondem. Mês passado, nos reunidos com diretores e ficaram fazer correção da planilha até ontem. Para nossa surpresa, eles queriam até reduzir os valores que nos pagam e que constam na planilha de custos. Como não houve acordo, mais de 90% dos criadores decidiram não liberar os frangos de suas granjas", confirmou Valdemar Grando.


 
Por dia, são entregues cerca de 280 mil aves para o frigorífico. A associação tem 98 produtores integrados. Mas há 127 em Nova Mutum. "Não vamos cortar ração. Continuamos cuidando normalmente dos animais. Porém, diante dos prejuízos que temos, decidimos não entregar as aves", acrescentou Grando.


 
Para retomar o fornecimento, ele disse que os criadores querem correção imediata da planilha de custeio, pagamento do saldo líquido e retroativo para os criadores. Também é reivindicado apoio na solução ambientais na questão das composteiras, INSS das obras dos barracões feitos nas granjas.
A empresa ainda não se manifestou sobre as cobranças. Não foi confirmada a quantidade de aves que há na frigorífico para manter a escala de abate e produção.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/20074/visualizar/