Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 30 de Outubro de 2007 às 09:08
Por: Maria Barbant

    Imprimir


O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), entrega nesta terça-feira (30/10), às 16 horas, na Academia de Polícia (Acadepol), as armas não letais (Pistolas Taser), adquiridas para as forças de segurança pública. Mato Grosso será o primeiro Estado a ter o equipamento utilizado por forças policiais. Entre as unidades que irão utilizar as pistolas estão o Batalhão de Operação Especiais (BOpE), da Polícia Militar, o Grupo de Operações Especializadas (GOE), da Polícia Civil, e a Guarda das Unidades Prisionais. Hoje no Brasil utilizam as Taser as guardas municipais de Araçariguama, Botucatu, Guaíra, Vacaria (nos Estados de São Paulo e Paraná) e a Segurança do Senado Federal (no Distrito Federal).

Policiais militares e civis, bombeiros, agentes prisionais, peritos e técnicos do sistema prisional estão participando desde ontem (29/10) de um Curso de Capacitação para usuários da Taser. Até o dia 02/11, trezentos profissionais da segurança pública estarão sendo treinados para utilizar a pistola.

Três instrutores da Polícia de Orlando, na Flórida, estão em Mato Grosso ministrando a capacitação. Elton Clemente, um dos instrutores, lembra que a arma não letal além de eficiente, humaniza as ações policiais.

TASER – A pistola Taser é um Dispositivo Eletrônico de Contenção. Ao ser acionada causa Incapacitação Neuro-Muscular (NMI), que provoca imediata perda do controle neuromuscular, debilitando temporariamente mesmo os indivíduos mais fortes, com risco mínimo de ferimentos.

A pistola Taser não substitui as armas de fogo, mas se propõe a ser uma etapa intermediária nas ações policiais. Nos Estados Unidos, onde a arma já é utilizada desde 2000 por alguns departamentos de polícia, o número de tiroteios envolvendo a policia e suspeitos praticamente reduziu a zero. Nos locais onde foi implantada a pistola Taser, foi verificada também a redução do emprego de armas de fogo, numa de média de 80%.

Uma arma não letal, a pistola Taser funciona através de um sistema de propulsão, que lança dois dardos à uma distância de até dez metros. Estes dardos penetram na roupa do suspeito, aderem ao corpo e liberam uma descarga elétrica a uma baixa amperagem. Seu uso não representa risco algum para a saúde do atingido, nem mesmo para cardíacos e portadores de marca-passo.

Eficiente, a pistola possui mira laser acoplada, que elimina a margem de erro e garante a eficácia do disparo. Além disso, a pistola TASER é totalmente auto-gerenciada capaz de identificar os disparos com data, hora e duração, inibindo o uso indevido. Juntamente com os dardos, são expelidos dezenas de micro confetes com o número do cartucho, que identificam o agente que efetuou o disparo.

A arma não letal pode ser utilizada em locais de grande concentração de pessoas, como o centro das grandes cidades, estádios de futebol e desocupações, onde a atividade policial ofereça risco a terceiros. A pistola TASER elimina o perigo de bala perdida. Não há risco nem para os suspeitos nem para os agentes de segurança.

Entrega das Pistolas Taser para as Forças de Segurança Pública

Local – Academia de Polícia (Acadepol), Avenida Cel Meirelles, s/nº, Bairro São João del Rey (próximo ao Balneário Dr. Meirelles)

Data: 30/10/07

Hora: 16 horas





Fonte: Sejusp/MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/200740/visualizar/