País está sem Lula e 12 governadores
O anúncio da candidatura do Brasil para sediar a Copa do Mundo de 2014, que ocorrerá nesta terça-feira (30) em Zurique, na Suíça, levou o país a ficar sem seu presidente da República e 12 de seus 27 governadores.
No lugar do presidente Luiz Inácio Lula da Silva quem governa o país é o presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SP), que assumiu o cargo na noite de segunda (29).
Chinaglia está na presidência porque o vice-presidente, José Alencar, que automaticamente assumiria a presidência com a ausência de Lula, foi internado na segunda no Hospital Sírio Libanês para realizar nesta terça uma cirurgia de retirada de tumor no abdômen.
A Constituição determina que o presidente da Câmara assuma a Presidência da República no caso de ausência do presidente e do vice-presidente. O Palácio do Planalto não divulgou a agenda do presidente em exercício para esta terça.
Uma comitiva de 12 governadores, segundo a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), acompanha Lula no evento. São eles: Binho Marques (Acre), Eduardo Braga (Amazonas), Jaques Wagner (Bahia), Cid Gomes (Ceará), José Roberto Arruda (Distrito Federal), Alcides Rodrigues (Goiás), Blairo Maggi (Mato Grosso), Aécio Neves (Minas Gerais), Ana Júlia Carepa (Pará), Eduardo Campos (Pernambuco), Sérgio Carbal (Rio de Janeiro) e José Serra (São Paulo).
No Acre e no Rio de Janeiro, os sites dos governos informaram que os vices estão no comando dos estados. No Acre, o governador em exercício é o vice César Messias e no Rio, o vice Luiz Fernando Pezão.
Os sites dos demais estados não informam quem é o governador em exercício.
Além de Lula e os governadores, estão em Zurique o senador Marconi Perillo (PSDB-GO), representando o Congresso, o ministro dos Esportes, Orlando Silva, e personalidades do futebol, como o jogador Romário e o técnico da seleção brasileira, Dunga.
Comentários