Termina 1ª etapa do Plano de Ação Articulada em Mato Grosso
O PAR, um instrumento de planejamento do MEC, também chamado em Mato Grosso de regime de colaboração, desenvolve ações conjuntas entre Estado e municípios em busca da melhoria efetiva da qualidade da Educação.
De acordo com a secretária Extraordinária de Apoio às Políticas Educacionais de Mato Grosso, Flávia Nogueira, pela primeira vez o MEC e a Seduc conversam detalhadamente sobre Educação nos municípios. “Está sendo importante para fazer uma reflexão conjunta das ações”, ressalta. A importância das avaliações externas como Prova Brasil e Saeb foram temáticas abordadas durantes as reuniões.
O secretário de Educação de Guarantã do Norte, Vilmar Gregório Garcia, elogiou a iniciativa. “Foi um momento rico, onde revimos as ações para melhorar a qualidade da Educação, com reforço da importância do planejamento. Essa proximidade entre Estado e municípios facilita nossas ações. É difícil para o município sozinho dar conta da demanda da Educação”, alerta o secretário.
Para o secretário, o momento de reflexão e planejamento indicou ser a formação dos profissionais a maior fragilidade atual do sistema municipal de ensino.
Vão receber atenção especial do Ministério da Educação cerca de mil municípios que obtiveram nota menor que 2,7 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
O planejamento monitorado do PAR foi realizado nos municípios de Cuiabá, Várzea Grande, Santa Cruz do Xingu, Bom Jesus do Araguaia, Novo Santo Antonio, Pontal do Araguaia, Campinápolis, Nova Nazaré, Ipiranga do Norte, Itaúba, Porto Estrela, Santo Afonso, Santa Rita do Trivelato, Guarantã do Norte, Poconé, Indiavaí, Jauru, Rosário Oeste, Nova Maringá, Vila Bela, Sapezal, Dom Aquino e Planalto da Serra.
Comentários