Cheques roubados registram queda de 40% em setembro
O índice de cheques roubados apresentou queda de 40% em setembro na comparação com o mesmo período de 2006, passando de 0,10% para 0,06%, segundo pesquisa realizada pela Telecheque. Em relação a agosto (0,07%) houve diminuição de 14,29%.
"Este recuo é muito positivo para o varejo, porém os golpistas costumam se aproveitar das lojas cheias e correria das compras de final de ano para agir com novas modalidades de golpes. Desta forma, é fundamental que o varejo esteja atento no momento da venda, principalmente quanto à correta identificação do emitente", afirmou José Antônio Praxedes Neto, vice-presidente da Telecheque.
O indicador de cheques sustados acompanhou essa tendência e apresentou queda de 2,94% em relação a setembro de 2006. No período, o índice de sustados foi de 0,34%, enquanto em setembro deste ano ficou em 0,33%. Já em comparação com o índice do mês anterior (0,36%), a baixa foi mais expressiva e chegou a 8,33%.
"Os cheques sustados não devem ser confundidos pelo consumidor em sua real função. A sustação de um cheque só deve ser realizada pelo consumidor quando, de fato, houver um desacordo comercial", afirmou Praxedes.
Comentários