Lula descarta 3o mandato e diz que prioridade é crescimento
Lula considerou o assunto extemporâneo e fora da agenda política do país no momento, apesar das articulações de deputados da base governista para tentar aprovar medidas que podem levar a um terceiro mandato.
"A prioridade agora não é o terceiro mandato. A prioridade é consolidar o crescimento do Brasil internamente e no mundo; consolidar o Brasil como grande nação", disse Lula a jornalistas, em Salvador, onde inaugurou um centro tecnológico vinculado ao Senai.
Lula se disse surpreso ao ser indagado sobre o tema do terceiro mandato e alertou para os riscos de se alterar as regras democráticas na América Latina.
"Democracia é bom demais e a gente não pode brincar com a democracia nos países da América Latina", disse Lula, referindo-se a experiências vividas na região que acabaram em regimes autoritários.
Para Lula, que já foi reeleito, se o Congresso quiser fazer uma reforma política, "todo mundo conhece minha tese" favorável a "mandato maior que quatro anos, sem reeleição."
"Eu agora estou quase proibido de tocar nesse assunto, porque não vou dar palpite no mandato do meu sucessor", comentou.
Comentários