Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 27 de Outubro de 2007 às 20:41

    Imprimir


Havana, 27 out (EFE).- Mais de dois milhões de cubanos foram convocados para participar neste domingo do segundo turno das eleições municipais do país.

A participação do eleitorado no primeiro turno foi de 96,49%, sendo que 7% dos votos foram desqualificados, segundo dados da Comissão Eleitoral Nacional (CEN).

Os jornais oficiais "Granma" e "Juventud Rebelde" informaram hoje que a presidente da CEN e ministra da Justiça cubana, María Esther Reus, disse na sexta-feira que 8,1 milhões de cubanos do total de 8,47 milhões de eleitores registrados votaram na primeira fase das eleições.

Ao informar os resultados finais da apuração, Reus disse que 92,9% das cédulas foram consideradas válidas; destas, 3,93% eram votos em branco e 3,08% nulos.

A ministra apontou que foram eleitos até agora 2.208 delegados (vereadores) para as Assembléias Municipais do Poder Popular.

Também disse que haverá segundo turno em 3.028 circunscrições dos 167 municípios da ilha, onde houve empate ou nenhum dos candidatos obteve mais de 50% dos votos válidos.

A presidente da Comissão Eleitoral disse que, entre os já escolhidos, destaca-se o alto nível educacional, a representatividade em relação à composição étnica do povo cubano e que mais de um terço dos eleitos não são membros do Partido Comunista de Cuba, o único legalmente reconhecido na ilha.

"Assim, fica evidente que há muitas pessoas entre o povo com méritos e condições de representar sua população sem ter que ser militante do partido (comunista)," disse Reus.

Segundo a lei eleitoral cubana, os maiores de 16 anos podem votar, sendo que o voto não é obrigatório.

Depois das eleições municipais, deve acontecer a escolha de delegados para as Assembléias Provinciais, cuja data ainda não foi anunciada.

Após estas, ocorrerão as eleições para a Assembléia Nacional e para o Conselho de Estado, órgãos cujos cargos são ocupados por cinco anos.

Esta é a 13ª ocasião em que os cubanos vão às urnas desde que os órgãos do Poder Popular foram instituídos na ilha em 1976.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/201094/visualizar/