Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 26 de Outubro de 2007 às 09:42
Por: Creuza Medeiros

    Imprimir


Jaymes Douglas da Silva Carvalho, 17 anos, estudante do 3º Ano do Ensino Médio da Escola Estadual Filinto Muller, em Arenápolis, é o mais novo aluno da rede pública de Mato Grosso a virar celebridade. Ele foi escolhido um dos 35 estudantes brasileiros entre três mil inscritos em 26 Estados e do Distrito Federal para participar do Programa de Intercâmbio Cultural “Jovens Embaixadores 2008”. É a sexta edição do Programa que, de 12 a 26 de janeiro de 2008, levará os estudantes por duas semanas aos Estados Unidos, uma realização do governo americano, em parceria com empresas e o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

Em Mato Grosso, a instituição parceira para realização do Programa Jovens Embaixadores é a Secretaria de Estado de Educação (Seduc).

Filho da enfermeira Maria das Dores Silva, Jaymes foi criado pela avó. Há seis anos convive com o padastro Dinovam de Freitas, um dos incentivadores para que o jovem cursasse aulas de inglês e violão. O inglês foi o diferencial importante na escolha de Jaymes pelo Programa “Jovens Embaixadores 2008”. Além da conquista do prêmio, o jovem comemora a chegada da irmã de apenas dois meses.

Você vai conseguir, faça bonito, você é capaz foram palavras motivadoras que o padastro de Jaymes sempre fez questão de dizer. “O assumi como filho, tenho certeza de seu sucesso na vida”. Mas, Dinovam ressalta que Jaymes destaca-se mais ainda como compositor e cantor. Seu sonho é vê-lo tendo oportunidade de mostrar o talento musical em um programa televisivo. Por enquanto, o padastro contenta-se em ver o enteado soltando a voz durante missas, casamentos, formaturas e lanchonetes de Arenápolis.

“O anúncio da escolha de Jaymes como Jovem Embaixador foi o comentário principal na cidade nessa quinta-feira (25.10). “Estamos muito felizes. Até as dificuldades financeiras esquecemos nesse momento”, afirmou a mãe do jovem, Maria das Dores Silva. É que segundo ela, o curso de inglês do aluno é pago com bastante sacrifício. “Ele só cursa ainda porque a professora é compreensiva e recebe da forma como podemos ir acertando”, afirma, emocionada, Maria das Dores, conhecida como “Nega”.

O padastro e a mãe de Jaymes também contaram orgulhosos que na noite de ontem o jovem estudante Jaymes Carvalho foi recepcionado na cidade pelo vice-governador de Mato Grosso, Silval Barbosa.

O estudante está eufórico. Desde a quarta-feira, quando foi anunciada a lista dos jovens embaixadores, ele começou a sentir os efeitos da fama. “Na escola fizeram um mural com minhas fotos desde pequenino, a cidade está em festa”, comemora, revelando ainda que sempre teve vontade de vencer na vida. “Essa oportunidade de ir aos Estados Unidos é rica porque podemos mostrar para o mundo que o Brasil não tem somente carnaval, futebol e mulher bonita”, assegura.

Ele reconhece ainda que os horizontes vão ser ampliados. “Penso que essa oportunidade irá me colocar mais perto de realizar o sonho de ser psicólogo ou cursar outro curso na área de Ciências Humanas”, aposta.

Jaymes ficou sabendo do Programa Jovens Embaixadores por intermédio da professora de Português da Escola Filinto Muller que, em 2006, após ver no site da Seduc divulgação sobre as inscrições, levou fichas para os alunos. “Em 2006 fiquei nervoso, mas agora estava relaxado e fui muito bem na prova de Inglês”, revela o aluno. Ele teve a melhor prova escrita em inglês entre os concorrentes de Mato Grosso.

“Mais um caso de sucesso de um aluno da rede pública estadual de uma escola modesta mostrando que o sucesso independe somente de infra-estrutura física, mas de dedicação, empenho e determinação de pais, alunos e professores”, destaca o secretário de Estado de Educação de Mato Grosso, Ságuas Moraes Sousa.

A VIAGEM

De acordo com material de divulgação disponibilizado no site da Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, os jovens passarão uma semana na Capital, Washington, participando em reuniões nos Departamentos de Estado e Educação, visitando monumentos históricos, museus e outras instituições.

Na semana seguinte os estudantes irão para um Estado norte-americano onde vão conviver com uma família americana, que os hospeda voluntariamente. Eles também irão freqüentar aulas em uma escola de Ensino Médio (“high-school”) onde, além de conhecerem o dia-a-dia do jovem americano, também terão a oportunidade de fazer apresentações sobre o Brasil.

O programa Jovens Embaixadores foi criado em 2002 e é uma iniciativa de responsabilidade social da Embaixada dos Estados Unidos para jovens da rede pública de ensino entre 15 e 18 anos que tenham perfil de liderança, consciência cidadã e sejam de famílias de baixa renda.

O objetivo é que os participantes, além de aprimorar a proficiência em língua inglesa, ampliem seus conhecimentos e horizontes acadêmicos e profissionais, vivenciem um pouco dos EUA, seu povo, sua cultura e sua sociedade.





Fonte: Seduc-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/201283/visualizar/