Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 25 de Outubro de 2007 às 22:12

    Imprimir


As celebrações pelo Dia de Frei Galvão , comemorado nesta quinta-feira (25), não se restringiram ao estado de São Paulo, onde o religioso nasceu e passou a vida. Várias igrejas e mosteiros programaram atividades para festejar a data, a primeira depois da canonização do capuchinho.

A data foi designada pelo papa João Paulo II em 1998 como dia de devoção ao frei, que se tornou o primeiro santo brasileiro. O papa Bento XVI oficializou a canonização no dia 11 de maio deste ano.

Apesar de não haver uma orientação da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) nem das dioceses, igrejas de vários estados destacaram a data em suas atividades.

Missas

No Paraná, por exemplo, a missa do Mosteiro Porta Coeli, em Ponta Grossa, realizou uma missa especial na manhã desta quinta-feira, com rituais e cantos homenageando o santo, famoso pela criação de pílulas consideradas milagrosas.

Houve atividades em Santa Catarina também. Na paróquia Imaculada Conceição Rainha da Paz, em Joinville, a primeira missa do dia foi ritualística, dedicada a Frei Galvão.

No Mosteiro da Medalha Milagrosa, em Uberaba (MG), e em diversas paróquias em todos os estados foram realizadas missas em homenagem ao religioso.

No interior paulista, também houve comemorações além da região percorrida pelo frei em vida. É o caso da paróquia Beato Antônio de Santa Ana Galvão, em Bebedouro, que realizou uma novena para o santo até quarta-feira (24) e fará uma missa solene às 20h desta quinta.

Rota de Frei Galvão em SP

A Arquidiocese de Aparecida celebra, em outubro, o mês Frei Galvão. Por ter nascido em Guaratinguetá, a cidade promove anualmente duas festas em sua homenagem.

Desde o dia 16, a Paróquia de Santo Antônio está celebrando a novena em honra de Frei Galvão. As celebrações acontecem às 15h e às 19h na Catedral. Nesta quinta, data principal da festa, haverá celebração eucarística às 7h e às 19h. Logo após a última missa, acontece a procissão luminosa pelas ruas da cidade.

Já na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, onde fica a Igreja de Frei Galvão, a festa vai até o domingo (28). A novena e a missa acontecem em três horários: 10h, 14h30 e 19h.

No mesmo dia haverá caminhada às 9h30 e corrida internacional às 10h. À tarde acontece a procissão, que percorrerá a Avenida Frei Galvão e as ruas em torno da igreja.

Ás 19h, o arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis, celebra a missa solene da festa na Igreja de Frei Galvão.





Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/201336/visualizar/