Supermercadistas esperam vendas 11% maiores no final de ano
O setor supermercadista espera vendas 11% maiores para as festas de final de ano na comparação com o mesmo período em 2006. Segundo Sussumu Honda, presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados), o ingresso do 13° salário, mais bônus e gratificações, associados às promoções realizadas pela indústria, vão puxar a expansão nesse período.
Ainda conforme Honda, de acordo com o porte da loja, o período de Natal representa alta nas vendas de 25% a 40% em dezembro sobre o mês anterior. Dos empresários consultados pela Abras, 65% afirmaram ter ampliado os pedidos à indústria, 33% mantiveram o nível de encomendas do ano passado e apenas 2% diminuíram.
Os supermercadistas afirmaram que aumentaram suas encomendas de brinquedos em 15% na comparação com mesmo período do ano passado. Também afirmaram que pediram 13% a mais de panetones, 10% a mais de carne do tipo "chester", 12% a mais de bebidas natalinas nacionais, e uma quantia 14% maior de cerveja e refrigerante. Sobre a demanda por produtos importados, 46% dos entrevistados afirmou que vão comprar 9% a mais de produtos. A pesquisa ouviu 55 empresas, que representam 50% do faturamento do setor.
Comentários