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Quarta - 15 de Maio de 2013 às 15:14
Por: LISLAINE DOS ANJOS

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O Consórcio VLT Cuiabá deu início, no último final de semana, às obras de adequação viária na Avenida XV de Novembro e ruas próximas para realização das obras de implantação da via permanente do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT).
 


Essa será a sétima frente de obras do modal de transporte na Grande Cuiabá e as modificações no trânsito vão impactar a vida de comerciantes e moradores da região. Segundo dados de 2010 divulgados pela pasta, passam pelo local 1,7 mil carros por hora (pico de movimento de manhã) e 2,2 mil veículos no período vespertino (também no horário de pico).
 


"A XV de Novembro não terá rotas de desvio, mas sim estreitamento da pista" Segundo o assessor de Mobilidade Urbana da Secopa, Josemar Araújo Sobrinho, a Avenida XV de Novembro não terá rotas de desvio, uma vez que não receberá nenhuma obra de arte (viaduto, ponte ou trincheira).
 


“A XV de Novembro não terá rotas de desvio, mas sim estreitamento da pista. A parte central da pista, em torno de 8 a 9 metros, será transformada em canteiro de obras para instalação da via permanente do VLT. Aí, ficará uma faixa de cada lado com aproximadamente 3 metros cada uma, mas em sentidos inversos, para acesso ao comércio local”, explicou.
 


Ao MidiaNews, Sobrinho afirmou que já tiveram inícios a sinalização vertical e horizontal no local, bem como o bloqueio de acessos antes permitidos ao longo das avenidas Tenente Coronel Duarte (Prainha) e XV de Novembro.
 


“Serão instaladas cerca de 180 placas naquela região. Começamos a fazer as adequações viárias. A ilha, por exemplo, na Praça Luiz Caetano de Albuquerque, passará por adequações. Serão instalados três novos conjuntos semafóricos, por exemplo, próximo à Caetano Albuquerque, no encontro das avenidas Beira Rio e Tenente Coronel Duarte e no cruzamento da Tenente Coronel Duarte com a Avenida Dom Aquino, próximo ao Colégio São Gonçalo”, disse.
 


Segundo o assessor, outros seis semáforos localizados na Prainha e a XV de Novembro passarão por adequação de fases. Além disso, a Prainha terá uma das pistas com sentido invertido, conforme o MidiaNews já havia antecipado (leia mais AQUI).
 


Assessor de Mobilidade Urbana da Secopa, Josemar Sobrinho, explica mudanças no trânsito do Porto “Hoje temos duas pistas que sobem em direção ao Centro, mas teremos uma em direção ao Centro e outra em direção à Várzea Grande”, afirmou.
 


A previsão da Secopa é de que todas as adequações necessárias sejam finalizadas e a avenida interditada até o final deste mês.
 


Modificações no trânsito
 


A população e o motoristas deverão ficar atentos para as mudanças nos pontos e linhas de ônibus na região, bem como a inversão no sentido ou conversões permitidas em algumas ruas do entorno.
 


O motorista que estiver na Avenida Senador Metelo, por exemplo, poderá só atravessar a XV de Novembro ou virar à direita para ir em direção ao Centro da cidade. Já quem estiver na Rua Major Gama, poderá também atravessar a avenida em obras ou virar à direita, seguindo para o Porto.


 
“Eles queriam interditar esse acesso à XV de Novembro, mas pedimos para deixar essas vias livres para não acumular muito trânsito na Avenida Dom Bosco e para que houvesse a divisão do fluxo de trânsito nesse primeiro momento”, disse o assessor.
 


Sobrinho orienta a passarem pela Avenida XV de Novembro somente as pessoas que buscam acesso ao comércio local.
 


“Estamos sugerindo às pessoas para que, quando houver a interdição e elas quiserem seguir no sentido Centro-Porto, para que o façam pelas ruas 13 de Junho e Barão de Melgaço, na regional Oeste. Já quem sai do bairro Dom Aquino, por exemplo, pode pegar a Rua São Cristóvão e a Avenida General Valle”, disse.
 


Já para quem segue no sentido contrário (Porto-Centro), a orientação dada pelo assessor aos motoristas é para que optem por acessar as ruas Joaquim Murtinho e a Comandante Costa, na regional Oeste, e as ruas São Cristóvão e Miranda reis, na regional Leste.
 


O acesso ao Atacadão também sofrerá alterações, segundo Sobrinho. Ele alertou que as ruas do entorno, como a Tuffik Affi e a Travessa Paiaguás, terão o sentido invertido.
 


“A entrada do Atacadão será pela Avenida Beira Rio e a saída pela Rua Tuffik Affi. Não teremos mais a entrada e saída do mercado pelo mesmo lugar”, disse.
 


Alguns acessos antes existentes e permitidos ao longo da Prainha, para quem saída da Avenida Beira Rio, também serão proibidos.
 


“Quem vinha pela Avenida Beira Rio, ao chegar à Prainha, podia fazer a conversão à esquerda para ter acesso à XV de Novembro ou ao Atacadão, por exemplo. Esses acessos serão fechados”, explicou Sobrinho.
 


Quem sair de Várzea Grande em direção ao Atacadão ou quiser ter acesso à algum estabelecimento comercial na Avenida XV de Novembro, também terá que fazer um novo trajeto.
 


“O motorista terá que seguir até à Avenida Beira Rio, próximo ao Parque de Exposições da Acrimat, onde fará o retorno”, disse.
 


Transporte Coletivo
 


Usuários de transporte coletivo também deverão ficar atentos à mudança no itinerário de algumas linhas de ônibus, que serão divididas entre a Prainha e a Avenida XV de Novembro.
 


Os abrigos de ônibus da Prainha, por exemplo, que hoje estão localizados no canteiro central da avenida, serão desativados, uma vez que a via passará a comportar o trânsito nos dois sentidos.
 


“Hoje, na Prainha, há aqueles abrigos de ônibus, todos nos canteiros centrais. Como teremos dois sentidos naquela avenida, teremos que construir abrigos na pista em direção ao centro e na pista em direção à Várzea Grande. Serão construídos ali seis novos abrigos de ônibus e aqueles nos canteiros centrais serão desativados”, disse Sobrinho.



O assessor salientou que não haverá o bloqueio total de trechos da Avenida XV de Novembro, como houve na Avenida Miguel Sutil, por exemplo, porque não há obras de arte no local. Porém, o trânsito deverá ficar bem lento na via.
 


“Algumas linhas de ônibus continuarão descendo em direção a Várzea Grande pela Avenida XV de Novembro. Mas como teremos o transporte coletivo parando nos pontos de ônibus, o trânsito vai ficar bem lento naquela região”, afirmou.
 


VLT na Prainha
 


O VLT irá operar nos dois sentidos de circulação em toda a extensão da Avenida XV de Novembro.
 


A avenida terá duas estações de transferência. Uma será localizada próxima ao Atacadão, que também fará a integração com a rede de ônibus das regiões Oeste (Verdão, Cidade Alta e entorno) e Centro-Leste (Jardim Europa, Unic, Unirondon, Grande Terceiro e entorno).
 


“Essa estação-terminal ligará o Fan Park, o VLT e a Arena Pantanal. Eles estão chamando ali até de ‘Estação Copa’”, disse Sobrinho.
 


A outra estação, uma plataforma de embarque e desembaque mais simples (padrão), será instalada na altura da Rua Caetano Santana, onde está localizado o Fiemtec (local de ensino mantido pela Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso).
 


“Essa outra estação será na Praça Almirante Barroso”, afirmou.
 


Segundo Sobrinho, nesses trechos onde serão instaladas as estações, o alargamento de pista sobe de 9 metros para 12 metros.
 


“Essas estações terão 82 metros de comprimento por cinco metros de largura”, explicou.





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