Desemprego cai e registra a menor taxa do ano, segundo IBGE
A taxa média de desemprego para o período de janeiro a setembro ficou em 9,7%. Trata-se da menor média para igual período em toda a série histórica da pesquisa do IBGE, que começa em 2002.
Entre os setores que puxaram a queda do desemprego em relação ao ano passado, os destaques ficaram com a construção civil (5,4%) e serviços às empresas, aluguéis, atividades imobiliárias e intermediação financeira (5,4%).
Segundo o IBGE, a população de trabalhadores nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio, Porto Alegre, Belo Horizonte, Salvador e Recife cresceu 1% em relação ao mês anterior, para 21,3 milhões de pessoas. Já a população desocupada, estimada em 2,1 milhões, caiu 5,4% no mês.
O número de empregados com carteira de trabalho assinada no setor privado ficou estável na comparação mensal, mas cresceu 6,9% em relação a setembro de 2006.
O rendimento médio da população ocupada (R$ 1.115,00) ficou estável na comparação mensal, após três meses em queda, mas subiu 2,5% em relação ao mesmo mês do ano passado.
De janeiro a setembro de 2007, a média do rendimento médio real da população ocupada (R$ 1.123,66) foi a maior para igual período desde 2003.
Comentários