Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 24 de Outubro de 2007 às 10:48
Por: Caroline Miranda

    Imprimir


Foi aberto nesta terça-feira (23.10), no auditório da Escola de Saúde Pública, em Cuiabá, o III Encontro Estadual de Educação, Comunicação e Informação em Saúde. O evento tem por objetivo incorporar e implementar ações de Promoção da Saúde, com ênfase na atenção básica, visando a ampliação da autonomia dos gestores e profissionais da saúde de forma coletiva. “Este encontro visa principalmente estimular os gestores e representantes articulando alternativas inovadoras e socialmente inclusivas no âmbito das ações de promoção da saúde”, disse a coordenadora da Comissão de Organização do Evento, Alaíde Taques. O encontro prossegue até o dia 25 de abril, as 11h30 da manhã.

Na abertura do evento, a coordenadora comentou ainda que a Saúde Estadual trabalha baseada no calendário nacional de ações continuadas do Ministério da Saúde. Segundo ela, esse encontro servirá para traçar estratégias nas ações de saúde que visem a prevenção e a utilização da comunicação direta com a população em abordagem pública, nas praças, nos bairros, e acima de tudo desencadear as mesmas ações casadas com os 141 municípios tomando como base de apoio os Escritórios Regionais de Saúde “ O importante é observar a realidade de cada região, verificar as incidências epidemiológicas, as ocorrências das doenças, para de fato desencadear ações específicas sobre o principal foco de ocorrência e partir para as ações de informação, prevenção e curativa. O nosso objetivo é deixar a população bem informada sobre os agravos, para se evitar as doenças.A população bem informada toma atitudes e busca a prevenção”,disse Alaíde Taques.

O diretor geral da Escola de Saúde Pública, Fabiano Tonaco Borges disse que os gestores de cada município do Estado devem levar para cada região uma agenda permanente de ações continuadas de Educação em Saúde para os próximos quatro anos. “Essa é uma oportunidade para discutirmos os novos rumos da Saúde Pública para os próximos quatro anos. Na elaboração dos projetos de Estado temos que nos preocupar com comunicação e informação em saúde, daí chegaremos juntos com as comunidades e estaremos de fato voltados as suas necessidades.O interesse da Saúde é fazer a prevenção e fortalecer os programas e projetos da Atenção Primária.Atenção primária forte diminui a atenção curativa ou seja as doenças que exigem a alta complexidade”, destacou Fabiano Borges.

Representando o secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro, o secretário adjunto de Gestão das Unidades Desconcentradas, Carlos Antonio de Azambuja disse que o Estado, municípios, representantes dos Escritórios Regionais e do Ministério da Saúde juntos nesses dias de encontro vai proporcionar maior integração dos profissionais de saúde na organização e implementação das ações propostas na Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS)”. Não há possibilidade de se fazer saúde sem transferências de conhecimento.

“Saúde, Educação, Comunicação e Informação são itens que devem sempre caminhar em conjunto no sentido de provocar reflexões sobre a realidade da saúde, identificando os problemas, agindo para encontrar soluções”, ressaltou o secretário adjunto de Gestão das unidades desconcentradas. “Sempre com o objetivo final de atender com qualidade os usuários do Sistema Único de Saúde”.

Representando a Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Maria da Glória Campos comentou que o Ministério da Saúde não tem uma receita pronta para se trabalhar na promoção da saúde, não tem um papel determinante dentro dos três entes federados, mas sim como um ponto de apoio na execução dos projetos. “O Ministério trabalha para oferecer elementos informativos por meio da comunicação e elaboração de um processo educativo, onde o usuário seja o autor das ações de saúde, se sinta elemento fundamental dentro do Sistema Único de Saúde”, enfatizou Maria da Glória.

José Mauro Cassimiro, secretário geral da Presidência da República, ressaltou que a comunicação e a informação em Saúde é fundamental tanto para a Saúde quanto para a Educação. “Gestores e profissionais da saúde devem trabalhar no sentido de apresentar aos usuários seus direitos, deveres e os caminhos de acesso aos serviços da Rede SUS de forma que eles se sintam responsáveis , participantes, usuários e fiscais do funcionamento do SUS. O nosso papel é fazer o Sistema funcionar bem e de forma humanizada”, finalizou José Mauro.

São parceiros da ESP, neste evento, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), a Polícia Federal (PF), a Polícia Militar (PM) escolas e sociedade organizada.

PROGRAMAÇÃO

Na manhã da quarta-feira (24.10), a partir das 8h45, os temas abordados serão: “Educação em Saúde e Política de Promoção da Saúde em Mato Grosso”, “Apresentação da PNPS do Ministério da Saúde”, “O Impacto da Educação em Saúde nas Ações de Vigilância em Saúde” e “Informação como Ferramenta para Planejamento em Saúde”.

Na parte da tarde, começando às 14h, os temas em discussão serão: “Impacto da Educação em Saúde na Atenção Integral”, “A Importância das Ações de Educação em Saúde nas Áreas Programáticas e Estratégicas da SES” e “Descentralização da Educação em Saúde”. A partir das 16h10 os Escritórios Regionais de Água Boa, Cáceres e Sinop apresentarão, no Encontro, experiências exitosas ocorridas em seu território de abrangência.

Na quinta-feira (25.10), começando às 8h45, as Mesas Redondas debaterão os temas: “Os Benefícios do Exercício Físico na saúde”, “O PNH em Mato Grosso como Estratégia da Educação em Saúde”, “A Implementação do Projeto Família Brasileira Fortalecida”, “A Educação em Saúde com Humanização” e “A Importância da Mobilização Social na Educação em Saúde”. Antes do encerramento do Encontro, programado para as 11h30 da quinta-feira, será feita a apresentação do projeto Saúde com Alegria “Doutores Palhaços” aos participantes do evento.





Fonte: Assessoria/SES

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/201636/visualizar/