Incêndios forçam evacuação de 500 mil na Califórnia
Há pelo menos 17 focos de incêndio, que estão ganhando força com devido às condições meteorológicas na região, com ventos fortes, falta de umidade e calor.
Os incêndios estão atingindo uma área desde a cidade de Santa Barbara, ao norte de Los Angeles, até a fronteira com o México, no sul.
Acredita-se que o fogo já tenha destruído quase 100 mil hectares de floresta e matado pelo menos uma pessoa.
“Eu acho que o que mais precisamos agora é que o tempo mude, porque nós temos aqueles ventos realmente fortes que alimentam as chamas e as jogam para outras áreas, e assim iniciam outro incêncio, e outro incêndio”, disse o governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger.
“Nós nunca vimos essas condições (meteorológicas).”
Estado de emergência
O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, declarou Estado de emergência em sete condados da Califórnia e autorizou o envio de ajuda federal à região.
Cerca de 1,5 mil membros da Guarda Nacional foram enviados ao Estado para ajudar os bombeiros e mais devem chegar nas próximas horas.
O secretário nacional de Segurança Interna, Michael Chertoff, disse que não há previsão de mudanças no vento ou no calor nas próximas 24h, o que pode dificultar ainda mais o combate às chamas.
Estradas importantes, escolas e estabelecimentos comerciais foram fechados. No céu, imensas nuvens de fumaça preta cobrem boa parte do sul californiano.
A área afetada inclui Malibu, onde várias celebridades de Hollywood têm casas.
Comentários