Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 23 de Outubro de 2007 às 21:05

    Imprimir


Nova Délhi, 23 out (EFE).- O Governo indiano aproveitou hoje a reunião do primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, com o enviado especial da ONU Ibrahim Gambari, para dizer que deseja desempenhar um papel "construtivo e positivo num Mianmar (antiga Birmânia) estável".

"Como país amigo e vizinho, a Índia tem laços multidimensionais com Mianmar. Conseqüentemente, as iniciativas precisam ter consciência da necessidade de um Mianmar pacífico e estável", afirmou um comunicado do Ministério de Relações Exteriores indiano.

"O processo de reconciliação nacional e de reforma política iniciada pelo Governo de Mianmar tem que ser levado adiante eficientemente" com a inclusão da líder da oposição, Aung San Suu Kyi, afirmou Singh.

O enviado especial se reuniu com o ministro de Relações Exteriores indiano, Pranab Mukherjee, para discutir meios de pressionar a Junta militar birmanesa após os protestos pró-democráticos em Mianmar.

"Estou animado com o compromisso indiano com os bons ofícios do secretário-geral da ONU em seu esforço para aconselhar o regime de Mianmar a iniciar reformas políticas e libertar os manifestantes pró-democracia detidos, incluindo Aung San Suu Kyi", disse Gambari à imprensa.

A ONU, apoiada pelos Estados Unidos e pela União Européia, pediu que a China, a Índia e a Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean) influenciem mais a Junta Militar que governa Mianmar para que coloque fim a sua repressão dos manifestantes a favor da democracia e inicie medidas políticas.

Gambari, ex-ministro de Exteriores nigeriano, está em uma viagem pelo sudeste da Ásia que inclui visitas a seis países, com o objetivo de encontrar uma solução para a crise. O diplomata deixará hoje a Índia com destino à China e ao Japão.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/201717/visualizar/