Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 23 de Outubro de 2007 às 18:34
Por: Amanda Freitas

    Imprimir


Vinte e cinco mulheres, todas internas do Centro de Recuperação Lar Cristão, em Cuiabá, são qualificadas através do curso de reciclagem de garrafas PET. O treinamento, que iniciou na segunda-feira ( 22.10) e encerra no dia 06 de novembro, é desenvolvido pela Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), em parceria com o Senac.

Segundo a instrutora do curso, Laureane Vicuna Bueno da Silva, durante as aulas as participantes irão aprender a desenvolver técnicas e produzir peças, todas utilizando a garrafa PET como principal matéria-prima. "Elas irão confeccionar cortinas, embalagens para presente, colar e estojo de garrafa. Como a maioria tem filhos, elas pediram para aprender a confeccionar brinquedos", contou.

Há sete meses que o Centro de Recuperação Lar Cristão, localizado no bairro do CPA, desenvolve um trabalho no cuidado de mulheres com dependência química. Antes este tipo de recuperação era realizado somente com homens. Na instituição, todos passam por um tratamento espiritual, com duração de nove meses.

Josane da Silva Santos, 30 anos, está na casa desde que a instituição iniciou o trabalho de recuperação com mulheres. "Aqui dentro já participei de vários cursos de qualificação, e com a reciclagem este é o primeiro contato. Esta é uma forma de aprendermos uma atividade e quem sabe trabalhar com isso futuramente, quando sair daqui", comentou.

Darci Dultra Filho, 47 anos, também conta que aprendeu muito nos dois meses que está na instituição. "Já sei fazer chinelo, tapete e peças em biscuit. Além de me recuperar, pretendo sai daqui e trabalhar com artesanato".

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL - O curso de reciclagem integra o projeto Educação Profissional para Inclusão Social, que irá qualificar ao todo 84 pessoas, beneficiando Centro Sócioeducativo Pomeri e o projeto Desafio Jovem Peniel, em Várzea Grande.

"Esta é uma forma de ocupar um tempo ocioso e trabalhar a auto-estima de cada um. Sem contar, que eles ainda podem obter alguma renda com os trabalhos desenvolvidos. Este projeto busca promover a inclusão social por meio da qualificação profissional", destacou o secretário adjunto de Trabalho e Emprego da Setecs, Jean Estevan Oliveira, o objetivo é ocupar o tempo dos internos e trabalhar a auto-estima.




Fonte: Setecs-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/201744/visualizar/