Soja sofre queda, mas MT registra alta de 12% nas exportações
Em setembro desse ano, a exportação da soja sofreu queda de 6,4% em relação ao mesmo período em 2006. Mesmo assim, Mato Grosso registrou alta de 12,35% no valor das exportações e continua sendo o décimo estado no ranking nacional.
A soja-grão sofreu redução de 15%, resultante da queda de 28% no volume físico exportado, mesmo com o aumento de 18% no preço externo do produto no mesmo período. As vendas da soja-grão representam 43% das exportações do estado, 14% a menos em relação ao ano passado.
A queda na exportação de soja-grão pode ser explicada pelo aumento do esmagamento para produção de farelo e óleo, que registraram aumento de 16 e 32% respectivamente.
A tendência, segundo explicou Carlos Vítor, assessor econômico da Fiemt (Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso), é de que haja uma ampla oferta de grãos, uma vez que o farelo é o principal componente da ração de aves e suínos. “Se diminui a exportação de soja em grão, internamente começamos um processo de esmagamento. De mil quilos de grão, podemos tirar 800 kg de farelo e mais 20 kg de óleo”.
Vítor ainda ressaltou perdas cambiais de 13% em comparação com o ano passado. “Se o dólar tivesse mantido o mesmo valor, teríamos exportado US$ 8 bilhões e não sete. O Estado deixou de ganhar US$ 1 bilhão por conta da valorização do real”.
Comentários