Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 21 de Outubro de 2007 às 17:19

    Imprimir


Damasco, 21 out (EFE).- O ministro de Exteriores sírio, Walid al-Moualem, pediu hoje que seja encontrada uma "solução política" para a tensa situação que se vive na fronteira turco-iraquiana, onde militares turcos e membros do separatista Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) se enfrentam desde sábado à noite.

Segundo um comunicado oficial sírio, Moualem "ressaltou a importância de agir com rapidez para encontrar uma solução política para a tensa situação ao longo da fronteira turco-iraquiana".

As declarações do chefe da diplomacia síria contradizem as do presidente sírio, Bashar al-Assad, que afirmou na quarta-feira na Turquia que o país respaldaria "qualquer decisão de Ancara em sua luta contra o terrorismo".

O presidente do Iraque, Jalal Talabani, acusou no sábado Assad de "ter ultrapassado todos os limites" com estas declarações, já que a Turquia não descarta a opção de um ataque contra o território iraquiano para combater o PKK.

As declarações de Moualem foram realizadas durante uma conversa por telefone com o ministro de Exteriores iraquiano, Hoshiar Zebari.

A nota acrescenta que os dois ministros falaram também do resultado da recente visita do presidente sírio à Turquia.

Durante a conversa, o ministro sírio insistiu na necessidade de "acabar com as atividades terroristas cometidas pelo PKK em território turco".




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/202117/visualizar/