Botafogo joga hoje contra o Sport para não cair
Botafogo e Sport estão bastante próximos na tabela do Campeonato Brasileiro. A equipe do Recife tem 43 pontos e está na nona colocação, enquanto o time carioca ocupa o 11º lugar, com 42 pontos. Acontece que, à revelia desta proximidade, os dois times entrarão em campo às 18h10 deste sábado com planos diferentes pela frente.
Evidentemente que ambos os time pretendem vencer. Entretanto, o Botafogo, que chegou a liderar o Brasileirão por 12 rodadas, já deixou a luta pela vaga na Libertadores de lado. Após quinta derrota consecutiva no campeonato nacional, Cuca deixou claro que a luta do Alvinegro será contra a queda para Série B. Já o Sport pensa alto e almeja uma vaga na Copa Sul-Americana com, pelo menos, mais sete pontos.
Pelo menos foi o que o técnico Geninho afirmou na última semana de treinamentos. De acordo com o treinador a meta do time é somar ao menos um ponto em cada uma das sete partidas que restam no Brasileirão. Isso seria o suficiente para garantir ao clube pernambucano uma vaga na Copa Sul-americana. E Geninho parece mesmo disposto a arrancar um empate no Engenhão. Tanto que armou o time no esquema 3-6-1, privilegiando o sistema de marcação.
O técnico do Sport sacou o atacante Anderson Aquino para promover a entrada do zagueiro Igor. Ele justifica a mudança por conta da forma como o adversário atua. "O Botafogo tem muitos jogadores que jogam pelo meio, como o Dodô, o Reinaldo, o Lúcio Flávio e o Zé Roberto, e eu resolvi fechar aquele setor. E certamente eles deixarão alguns espaços abertos e nós precisamos saber aproveitá-los", comentou.
Para a vaga do volante e capitão do time, Éverton, Geninho optou por Ticão, que estava fora desde a goleada sobre o Goiás, por 4 a 0, quando sofreu uma contusão no punho. "O Éverton vinha fazendo uma boa dupla com o Júnior Maranhão, já entrosado, mas a gente se conhece bem. É conversar durante o jogo para procurar sempre o melhor posicionamento", falou o volante.
O duelo com o Botafogo é a última chance do Sport conseguir uma vitória sobre um clube carioca neste Brasileirão. Até aqui, foram dois empates com o Flamengo, uma vitória e um empate com o Vasco, duas derrotas diante do Fluminense e um empate com o próprio Botafogo. "O jogo é complicado, não podemos pensar em tabu. A gente sabe que o Botafogo precisa dos pontos, mas a gente também precisa. Eles vão tentar imprimir um ritmo forte, principalmente no início da partida e nós temos que fazer uma marcação forte", afirmou o meia Romerito.
Romerito tem razão, o Botafogo não pretende aliviar dentro de campo. Muito pelo contrário. Faltando apenas um dia para o embate, o técnico Cuca exigiu "doação total" da equipe: "Estamos vivendo um momento complicado e nada vai acontecer sem sacrifícios. Por isso, precisamos ter muita força para buscar os resultados positivos. Temos de jogar com o coração na ponta da chuteira", afirmou o treinador.
Para o time carioca, a principal alteração será a entrada de Diguinho que, recuperado de lesão no tornozelo direito, substitui Coutinho. O jogador comporá o meio-campo com Leandro Guerreiro, Lúcio Flávio e Zé Roberto. Cuca também terá de volta o zagueiro e capitão Juninho, que cumpriu suspensão.
Para o ataque, o companheiro de Dodô deverá ser mesmo Reinaldo. Quem parece perder espaço é Alex. Assim como aconteceu no lance que deu a classificação ao River na Sul-Americana, o zagueiro falhou no gol da vitória do Vasco, devendo mesmo ser sacado da equipe. O criticado Renato Silva fica com a vaga.
BOTAFOGO X SPORT
BOTAFOGO
Júlio César; Renato Silva, Juninho e Luciano Almeida; Joilson, Leandro Guerreiro, Diguinho, Lúcio Flávio e Zé Roberto; Reinado e Dodô. Técnico: Cuca
SPORT
Magrão; Durval, César e Igor; Luizinho Netto, Júnior Maranhão, Ticão, Romerito, Adriano Gabiru e Dutra; Carlinhos Bala. Técnico: Geninho
Data: 20/10/2007 (sábado) Horário: 18h10min (de Brasília) Local: Estádio João Havelange, no Rio de Janeiro (RJ) Árbitragem: Paulo Cesar Oliveira (Fifa) Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho (SP) e Caludemir Maffessoni (SC)
Comentários