Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Terça - 16 de Outubro de 2007 às 17:12

    Imprimir


Começaram hoje (16/10), pelo mini estádio do bairro Três Barras, as eliminatórias do 1º Peladinho do Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), uma versão infantil do "Peladão", competição promovida pela Prefeitura de Cuiabá.

Nesse Mini Estádio, dezenas de crianças que freqüentam as atividades de Jornada Ampliada no CRAS-União (Centro de Referência em Assistência Social), no Centro Comunitário do Umuarama e na Escola Municipal Senhoria Alves participaram da seleção do time que irá representar a Regional Norte na disputa pelo título cuiabano entre os classificados nas quatro regiões da cidade. A final está marcada para o dia 27 deste mês.

Até a próxima sexta-feira, dia 19, as eliminatórias similares acontecerão nos minis estádios do Novo Horizonte (Regional Leste), Jardim Araçá (Regional Oeste) e do Bairro Santa Laura (Regional Sul). Essa é a preparação para a grande disputa final do Peladinho que ocorre sempre pela manhã, das 8h30 às 11hs.

A expectativa da comissão organizadora do 1º Peladinho do Peti é que no dia 27, um sábado, mais de 2 mil pessoas, entre crianças, adolescentes e familiares atendidos pelo programa superlotem as arquibancadas do mini estádio do Jardim Paulista para assistir a disputa pelo titulo entre os quatro times classificados nos bairros.

A coordenadora do Peti, Marci Barros Rocha, destaca que a prática desportiva está contemplada na proposta pedagógica do Peti. Num primeiro momento, observa Marci, a Jornada Ampliada oferece às crianças e adolescentes jogos simples, motores, sensoriais e recreativos. Depois, na medida em que a criança se desenvolve físico e psiquicamente, são oferecidas atividades desportivas coletivas.

Em Cuiabá, 4.604 crianças e adolescentes com idade entre 7 e 16 anos estão inscritas no Peti, sendo 3.604 na zona urbana e 1 mil em comunidades rurais. A Jornada Ampliada é oferecida em 15 unidades e funciona em escolas, centros comunitários, CRAS e outros espaços. Freqüentar a escola de ensino regular e no horário oposto participar das atividades da Jornada Ampliada é condição básica para que a criança continue inscrita no programa e receba a bolsa (R$ 40 para quem é da zona urbana e R$ 25 para a zona rural).

Além do reforço escolar, através da ajuda de monitores nas tarefas da escola, na Jornada Ampliada as crianças e adolescentes fazem aula de Capoeira, Karatê, Coral, Dança e recebem orientação sobre trânsito, saúde, sexualidade, segurança, drogas e outras.

A secretária municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Celcita Pinheiro, assinala que muitas vezes meninas e meninos comecem a trabalhar e essa prática pode ter sua infância comprometida, como é a proposta do programa, a prática desportiva ajuda no desenvolvimento físico, emocional e intelectual. "Esporte e uma atividade prazerosa e alegre que promove a integração e mantém a criança e o adolescente ocupados", observou a secretária.

Celcita lembrou ainda que a reformulação da proposta pedagógica e a intensificações das ações do Peti são determinações do prefeito Wilson Santos. Por entender a importância do projeto e da parceria mantida pela Prefeitura de Cuiabá com o Governo Federal na execução Peti, observou ela, o prefeito vem acompanhando de perto as atividades desse e de outros projetos sociais federais e municipais.





Fonte: O Documento

Comentários

Deixe seu Comentário