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Audiências em Vila Rica e Ribeirão Cascalheira vão discutir asfaltamento da BR-158
O secretário de Infra-estrutura, Vilceu Marcheti, se reúne mais uma vez com parlamentares estaduais, representantes do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Dnit) e Funai em duas audiências publicas que acontecem nesta terça feira (16.10) no município de Vila Rica (1.259 Km ao Nordeste do Estado) e na quarta-feira (17.10) em Ribeirão Cascalheira (900 Km a Leste), para discutirem junto à sociedade local questões relativas ao asfaltamento da BR-158.
A BR-158 é uma rodovia de responsabilidade federal, sendo a principal via de transporte das regiões Oeste e Nordeste de Mato Grosso, além de atender também à região Sul do Pará. As audiências nesses dois municípios servirão para discutir o traçado, que ainda gera polêmica por margear terras indígenas, e para ouvir os anseios da população sobre a importância do asfaltamento da rodovia para a região.
A discussão em torno deste trecho da BR é polêmica já que, no traçado original, dos 130 quilômetros, 51,9 km se encontram dentro das terras indígenas dos Maraiwatsede, protegidas por lei federal. Para não passar por dentro dessas terras, dois outros novos traçados foram desenhados. O primeiro é chamado de ‘Alternativa Oeste’ e possui 159,6 quilômetros, terminando no município de São José do Xingu ( 1.200 km a Nordeste de Cuiabá), e aumenta o trajeto em 29,4 quilômetros. O segundo traçado é a ‘Alternativa Leste’, que possui 162,8 quilômetros, termina em São Félix do Araguaia (1.200 km da Capital), e tem 32,6 quilômetros a mais que o percurso original.
Ao Dnit e ao Governo do Estado caberá a responsabilidade de falarem sobre a situação geral do empreendimento. Ao final da reunião os dados serão encaminhados ao Ministério dos Transportes para dar andamento ao processo e definir uma possível data para a continuidade à obra.
A região do Vale do Araguaia sonha, há muito, com o asfaltamento da BR-158. A importância dessa obra em âmbito regional é muito grande, pois quando concluída, será um importante fator de desenvolvimento econômico, principalmente se compreendido como elo integrador de movimentos da economia do Mercosul.
Participarão da avaliação e discussão sobre os traçados da BR-158, além do secretário Vilceu Marcheti, o superintendente do Departamento Nacional de Infra-Estrutura e Transportes em Mato Grosso (Dnit), Rui Barbosa Egual, o representante da Fundação Nacional do Índio (Funai), representante da Casa Civil da Presidência da República, técnicos do Dnit de Brasília,
Para o construção de trecho rodoviário na BR-158 - Divisa PA/MT entre Ribeirão Cascalheira e Vila Rica, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) prevê uma verba de R$ 336 milhões.
A BR-158 é uma rodovia de responsabilidade federal, sendo a principal via de transporte das regiões Oeste e Nordeste de Mato Grosso, além de atender também à região Sul do Pará. As audiências nesses dois municípios servirão para discutir o traçado, que ainda gera polêmica por margear terras indígenas, e para ouvir os anseios da população sobre a importância do asfaltamento da rodovia para a região.
A discussão em torno deste trecho da BR é polêmica já que, no traçado original, dos 130 quilômetros, 51,9 km se encontram dentro das terras indígenas dos Maraiwatsede, protegidas por lei federal. Para não passar por dentro dessas terras, dois outros novos traçados foram desenhados. O primeiro é chamado de ‘Alternativa Oeste’ e possui 159,6 quilômetros, terminando no município de São José do Xingu ( 1.200 km a Nordeste de Cuiabá), e aumenta o trajeto em 29,4 quilômetros. O segundo traçado é a ‘Alternativa Leste’, que possui 162,8 quilômetros, termina em São Félix do Araguaia (1.200 km da Capital), e tem 32,6 quilômetros a mais que o percurso original.
Ao Dnit e ao Governo do Estado caberá a responsabilidade de falarem sobre a situação geral do empreendimento. Ao final da reunião os dados serão encaminhados ao Ministério dos Transportes para dar andamento ao processo e definir uma possível data para a continuidade à obra.
A região do Vale do Araguaia sonha, há muito, com o asfaltamento da BR-158. A importância dessa obra em âmbito regional é muito grande, pois quando concluída, será um importante fator de desenvolvimento econômico, principalmente se compreendido como elo integrador de movimentos da economia do Mercosul.
Participarão da avaliação e discussão sobre os traçados da BR-158, além do secretário Vilceu Marcheti, o superintendente do Departamento Nacional de Infra-Estrutura e Transportes em Mato Grosso (Dnit), Rui Barbosa Egual, o representante da Fundação Nacional do Índio (Funai), representante da Casa Civil da Presidência da República, técnicos do Dnit de Brasília,
Para o construção de trecho rodoviário na BR-158 - Divisa PA/MT entre Ribeirão Cascalheira e Vila Rica, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) prevê uma verba de R$ 336 milhões.
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