Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Domingo - 14 de Outubro de 2007 às 20:32

    Imprimir


A Companhia de Abastecimento (Conab), estima que a área plantada de algodão deve ter aumento na safra 2007/08. A expectativa é que a área supere os 579 mil hectares. A Associação Mato-grossense de Produtores de Algodão (Ampa), espera não mais do que 5% de incremento.

Atualmente, o que há de mais concreto na cotonicultura mato-grossense para a próxima safra é que a produção será certificada por meio do Selo de Conformidade Social. O processo de certificação será realizado pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

O acordo para a auditoria da ABNT foi firmado com o Instituto Algodão Social (IAS), no início deste mês, em São Paulo. Os produtores e o IAS investiram mais de R$ 18 milhões para se adequar às normas do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Cabe ao Instituto viabilizar estrutura gerencial e de campo com equipes constituídas por técnicos em Recursos Humanos e Segurança do Trabalho para a execução de todo o processo

Como maior produtor de algodão do País, o Estado responde por 52% da produção nacional e gera cerca de 55 mil empregos diretos e 110 mil indiretos só em território mato-grossense. O Selo de Conformidade Social, um mecanismo pioneiro de certificação na agricultura brasileira, vai informar a origem do produto cultivado por empreendedores rurais de Mato Grosso, bem como o respeito aos direitos dos trabalhadores no campo. O selo atesta ainda que a produção é desenvolvida sem utilização de trabalho forçado, indigno, degradante ou mão-de-obra infantil.

Para o diretor executivo do IAS, Félix Balaniuc, a parceria com a ABNT consolida o processo de certificação do trabalho. "Vamos seguir as normas da ABNT obedecendo a princípios de vistoria, de contagem e de certificação", afirmou.

Balaniuc acredita que o aval da ABNT vai acima de tudo contribuir para o reconhecimento do algodão mato-grossense, dentro e fora do Brasil. "O algodão de Mato Grosso vai ser exemplo nacional no agronegócio", garantiu, Ele diz que a expectativa é que esta iniciativa do IAS se estenda a outros estados que também são grandes produtores, como a Bahia, Minas Gerais e Goiás.




Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/202821/visualizar/