Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sábado - 13 de Outubro de 2007 às 15:18

    Imprimir


SÃO PAULO - O professor Adolphino Rosário Cruz, 72 anos, deve ser o brasileira mais ansioso pela chegada do circo da Fórmula 1 à cidade de São Paulo (no próximo dia 21). De acordo com a Lei 14.722/ 2007, promulgada pelo prefeito Gilberto Kassab, e já publicada no Diário Oficial do município, os pilotos Lewis Hamilton, Fernando Alonso, Kimi Raikkonen e Felipe Massa teriam que ouvir o Hino de Interlagos, composto por ele, antes e depois da corrida.

A letra de Adolphino (veja abaixo) tem gírias do tempo em o argentino Juan Manuel Fangio era piloto da Ferrari. "Em Interlagos/ A Fórmula 1/É uma parada!/É uma suada". "Eu escrevi essa letra quando era cabo da aeronáutica em 1956. Não acho que ela ficou desatualizada. Todo mundo sabe o que é uma 'parada', não é? E 'suada'? Suada é a agitação da torcida. Igualzinho como acontece no futebol", afirmou Adolphino.

A lei, que oficializou os hinos da Mooca, da Zona Leste e de Interlagos, prevê também que as músicas sejam executadas por uma banda. "A banda da Polícia Militar tem a partitura. É só a Prefeitura pedir que eles tocam. Seria uma revolução. Seria ótimo para o Grande Prêmio de Interlagos e para o Brasil".

Adolphino, formado em jornalismo, publicidade e relações públicas, contou que é autor de mais de 1 mil músicas. A maioria delas sobre Fórmula 1 e Fórmula Indy. "Eu sou apaixonado por corridas. Eu fico em casa vendo o Galvão Bueno narrar e vou me emocionando, me inspirando. Com um caderninho nas mãos, vou escrevendo tudo automaticamente. Tudo na hora", revelou.

Infelizmente, Adolphino nunca assistiu a uma corrida no autódromo de Interlagos. "Já vi no 'morrão' (área externa onde é possível ver um pedaço da pista). Lá também é legal, lá também é uma 'suada'", contou.

O autor do hino tem um motivo muito peculiar para querer ouvir sua composição entoada pelos pilotos e pela torcida. "Já fui candidato sete vezes a vereador e a deputado federal. Quem sabe dessa vez, eu não consigo ficar mais conhecido", disse. Como vereador, Adolphino tem duas propostas. Divulgar mais suas próprias músicas e brigar pela construção de um autódromo oval na Cidade de São Paulo. "Assim, a gente traz a Fórmula Indy pra cá também".

Gostando ou não do hino de Adolphino, o fato é que a lei já foi promulgada. A reportagem do Jornal da Tarde procurou a assessoria da Prefeitura para saber se a música seria ou não executada durante o GP. Na Prefeitura pediram para a reportagem falar com a SPTuris; na SPTuris pediram para entrar em contato com a organização do evento; a organização do evento afirmou que aguarda um comunicado da FIA (Federação Internacional de Automobilismo). O hino de Interlagos virou a 'batata quente' da semana do Grande Prêmio.

LETRA

Letra do Hino de Interlagos

I

...São desses pilotos de Fórmula 1

Formados aos marcos da pista

No ideal da glória de ser finalista

Num ímpeto espetacular

Movem-se assim, ao roncar dos motores

Aos aplausos dos espectadores

Urras, cada vez mais fenomenal

O avante! Ziguezague dos corredores

Essa competição internacional

II

Em Interlagos

A Fórmula 1

É uma parada!

É uma suada!

Os gritos dos espectadores

Aplaudindo

Os competidores!...

III

Com uma rapidez extraordinária

Vão se aproximando da faixa final

Os integrantes dessa corrida

Evento monumental

Os tais

Empolga a platéia de Interlagos

Abalam as gerais

Com esses carros sofisticados

Urras, cada vez mais ação

No avante! Ziguezagues dos pilotos

Nessa bonita competição




Fonte: Estadão

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/202926/visualizar/