Repórter News - reporternews.com.br
Escola estadual de Juara é premiada nacionalmente por boa gestão
Uma escola que consegue melhorar os índices de aprovação, reprovação, desistência e transferência, com aproximação efetiva da comunidade no cotidiano da instituição. Assim é a Escola Estadual Iara Maria Minotto Gomes, em Juara, que começou suas atividades em 1988 e atende, em 12 salas de aula, a 800 alunos. A instituição tem 31 professores e vinte funcionários.
A clientela básica da escola é de classe assalariada, não raras vezes, desempregada. A instituição Iara Minotto é bem cuidada, tem pátio arborizado, bem gramado e ornamentado com flores naturais. A horta é outro atrativo da escola e garante a melhoria na qualidade da merenda escolar.
Mas não somente o capricho da estrutura física chama atenção. A Escola Iara Minotto Gomes é referência em boa gestão. Tanto que o diretor Aparecido Caetano de Souza, pedagogo pela UFMT, viajará em dezembro por 17 dias para conhecer o sistema educacional dos Estados Unidos por ter sido o gestor de Mato Grosso agraciado com o Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar.
O prêmio é uma iniciativa conjunta do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da Unesco e da Fundação Roberto Marinho. Além do diploma Escola Referência Nacional em Gestão Escolar, a primeira escola de cada Estado concorre ao prêmio Destaque Brasil. Os diretores recebem como premiação uma viagem de intercâmbio no Brasil e/ou exterior.
O objetivo principal do prêmio é incentivar as escolas a adotarem a cultura de auto-avaliação no processo de gestão. “Ele sensibiliza, motiva e orienta as escolas a avançarem na gestão escolar, especialmente no tocante à aprendizagem”, ressalta a secretária Adjunta de Políticas Educacionais da Seduc, Rosa Neide Sandes de Almeida.
Na Escola Iara tudo é decidido coletivamente com o corpo docente, pais e Conselho Deliberativo. A avaliação do desempenho e do trabalho escolar é outra prática corrente na instituição. “O papel social da escola junto à comunidade é o de um agente transformador dos problemas e carências do meio, agindo como fonte de informação e instrução para que todos tenham uma melhor qualidade de vida”, assegura o diretor Aparecido Caetano.
Um dos principais trunfos da Escola Iara Minotto é a eficiência de seu projeto político-pedagógico, sempre elaborado a partir de soluções próprias. Para isso a Semana Pedagógica é o momento de socialização dos resultados obtidos. Leitura, teatro, reuniões com os pais, civismo, preservação do patrimônio escolar, confraternização, análise bimestral da freqüência escolar, atividades esportivas e projetos ambientais são outros destaques da instituição.
Há preocupação com os alunos mais carentes. Nesse caso, existe o projeto madrinha da escola, em que o interessado doa o material necessário para o aluno estudar. Outra iniciativa reconhecida nacionalmente é o projeto aluno voluntário, que consiste na ida à escola do aluno para monitorar leitura no horário oposto ao da sala de aula.
Como toda boa organização, a Escola Iara Minotto tem um impecável plano de ação elaborado, com metas sempre voltadas à melhoria da aprendizagem do aluno.
QUEM CONSTRÓI A QUALIDADE DA ESCOLA
O professor Pedro Martins Silveira ministra Língua Portuguesa e Inglês há vinte anos na Escola Iara Minotto. Ele é daqueles profissionais que buscam inovar. Em parceria com outros professores está incentivando os alunos a esboçarem acrósticos com os nomes dos municípios de Mato Grosso. Alguns já foram enviados e os elogios começam a chegar. “Eu dou a vida por essa escola. Na Educação, se não for com luta, as coisas não acontecem”, revela o professor.
A baiana Silvanice Barbosa Lobo é técnica da escola Iara e não a troca de jeito nenhum, mesmo tendo instituição escolar mais perto de sua casa, ela prefere atravessar a cidade para trabalhar. O segredo? “Nessa escola cresci profissionalmente. Quando cheguei em 1989 só tinha o segundo grau, aqui tive oportunidade de crescer. Meu coração está aqui porque é um trabalho que dá muita alegria”, confidencia Silvanice.
Adriana Monteiro São Miguel tem dois filhos estudando na Escola Iara, um matriculado na 7ª série e outro na 4ª. “Eu acho a escola ótima. Ali a gente é uma família. Os professores e a direção se esforçam para oferecer o máximo de qualidade”, elogia.
Daiane Ribeiro de Oliveira, 15 anos, cursa a 5 ª série. “Aqui eles ensinam direitinho, gosto das brincadeiras, de tudo. Até penso em ser professora ou secretária de escola quando me formar”, informa.
Luciana Jorge Preguiça tem 14 anos e estuda a 6ª série. “Os professores ensinam muito bem, o lanche é maravilhoso. Agora que a rádio escola está funcionando, está mais animado, melhor ainda”, garante a estudante.
A clientela básica da escola é de classe assalariada, não raras vezes, desempregada. A instituição Iara Minotto é bem cuidada, tem pátio arborizado, bem gramado e ornamentado com flores naturais. A horta é outro atrativo da escola e garante a melhoria na qualidade da merenda escolar.
Mas não somente o capricho da estrutura física chama atenção. A Escola Iara Minotto Gomes é referência em boa gestão. Tanto que o diretor Aparecido Caetano de Souza, pedagogo pela UFMT, viajará em dezembro por 17 dias para conhecer o sistema educacional dos Estados Unidos por ter sido o gestor de Mato Grosso agraciado com o Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar.
O prêmio é uma iniciativa conjunta do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), da Unesco e da Fundação Roberto Marinho. Além do diploma Escola Referência Nacional em Gestão Escolar, a primeira escola de cada Estado concorre ao prêmio Destaque Brasil. Os diretores recebem como premiação uma viagem de intercâmbio no Brasil e/ou exterior.
O objetivo principal do prêmio é incentivar as escolas a adotarem a cultura de auto-avaliação no processo de gestão. “Ele sensibiliza, motiva e orienta as escolas a avançarem na gestão escolar, especialmente no tocante à aprendizagem”, ressalta a secretária Adjunta de Políticas Educacionais da Seduc, Rosa Neide Sandes de Almeida.
Na Escola Iara tudo é decidido coletivamente com o corpo docente, pais e Conselho Deliberativo. A avaliação do desempenho e do trabalho escolar é outra prática corrente na instituição. “O papel social da escola junto à comunidade é o de um agente transformador dos problemas e carências do meio, agindo como fonte de informação e instrução para que todos tenham uma melhor qualidade de vida”, assegura o diretor Aparecido Caetano.
Um dos principais trunfos da Escola Iara Minotto é a eficiência de seu projeto político-pedagógico, sempre elaborado a partir de soluções próprias. Para isso a Semana Pedagógica é o momento de socialização dos resultados obtidos. Leitura, teatro, reuniões com os pais, civismo, preservação do patrimônio escolar, confraternização, análise bimestral da freqüência escolar, atividades esportivas e projetos ambientais são outros destaques da instituição.
Há preocupação com os alunos mais carentes. Nesse caso, existe o projeto madrinha da escola, em que o interessado doa o material necessário para o aluno estudar. Outra iniciativa reconhecida nacionalmente é o projeto aluno voluntário, que consiste na ida à escola do aluno para monitorar leitura no horário oposto ao da sala de aula.
Como toda boa organização, a Escola Iara Minotto tem um impecável plano de ação elaborado, com metas sempre voltadas à melhoria da aprendizagem do aluno.
QUEM CONSTRÓI A QUALIDADE DA ESCOLA
O professor Pedro Martins Silveira ministra Língua Portuguesa e Inglês há vinte anos na Escola Iara Minotto. Ele é daqueles profissionais que buscam inovar. Em parceria com outros professores está incentivando os alunos a esboçarem acrósticos com os nomes dos municípios de Mato Grosso. Alguns já foram enviados e os elogios começam a chegar. “Eu dou a vida por essa escola. Na Educação, se não for com luta, as coisas não acontecem”, revela o professor.
A baiana Silvanice Barbosa Lobo é técnica da escola Iara e não a troca de jeito nenhum, mesmo tendo instituição escolar mais perto de sua casa, ela prefere atravessar a cidade para trabalhar. O segredo? “Nessa escola cresci profissionalmente. Quando cheguei em 1989 só tinha o segundo grau, aqui tive oportunidade de crescer. Meu coração está aqui porque é um trabalho que dá muita alegria”, confidencia Silvanice.
Adriana Monteiro São Miguel tem dois filhos estudando na Escola Iara, um matriculado na 7ª série e outro na 4ª. “Eu acho a escola ótima. Ali a gente é uma família. Os professores e a direção se esforçam para oferecer o máximo de qualidade”, elogia.
Daiane Ribeiro de Oliveira, 15 anos, cursa a 5 ª série. “Aqui eles ensinam direitinho, gosto das brincadeiras, de tudo. Até penso em ser professora ou secretária de escola quando me formar”, informa.
Luciana Jorge Preguiça tem 14 anos e estuda a 6ª série. “Os professores ensinam muito bem, o lanche é maravilhoso. Agora que a rádio escola está funcionando, está mais animado, melhor ainda”, garante a estudante.
Fonte:
Seduc-MT
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/202937/visualizar/
Comentários