Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 12 de Outubro de 2007 às 13:23

    Imprimir


Frankfurt (Alemanha), 12 out (EFE) - O Banco Central Europeu (BCE) retirou hoje do mercado de divisas do euro 30 bilhões de euro a taxas de juros fixa de 4% com vencimento de cinco dias mediante um leilão rápido.

Ao anunciar a operação, chamada de "ajuste fino", o BCE disse "oferecer a possibilidade de absorver liquidez", devido à tendência das taxas de juros com vencimento próximo no mercado de divisas do euro, que se afastaram da taxa mínima oficial de 4%.

Os 22 bancos que participaram da transação extraordinária ofereceram 40,08 bilhões de euro.

Na última terça-feira, o BCE adjudicou 218 bilhões de euro no leilão semanal para injetar liquidez na zona do euro com taxa de juros de 4,12%, e com vencimento em 17 de outubro.

Participaram da operação 342 entidades, que forçaram taxas de entre 4% e 4,3%, com uma média ponderada de adjudicação de 4,16%.

O analista do Commerzbank Michael Schubert disse à Efe que "devido às tensões no mercado de divisas, os bancos comerciais solicitaram na operação principal de refinanciamento mais recursos do que o necessário", o que aumentou a oferta de dinheiro e, por consequência, reduziu seu valor a curto prazo.

No entanto, as taxas de juros interbancárias da zona do euro (Euribor) a uma semana fecharam hoje em 4,05%; a um mês, em 4,2%, e a três meses em 4,7%, o que indica que os bancos comerciais ainda temem uma escassez de liquidez nos próximos meses.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/203048/visualizar/