Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 12 de Outubro de 2007 às 12:12

    Imprimir


OSLO, 12 Out 2007 (AFP) - O Nobel da Paz 2007 foi atribuído nesta sexta-feira ao ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore, e ao Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) que lançam, cada um a sua maneira, o sinal de alerta para as dramáticas conseqüências das mudanças climáticas.

O prêmio foi atribuído aos dois "por seus esforços de recolhimento e divulgação de informações sobre as mudanças climáticas provocadas pelo homem e por terem assentado as bases para que as medidas necessárias na luta contra estas mudanças sejam tomadas", declarou em Oslo o presidente do comitê Nobel norueguês, Ole Danbolt Mjoes.

O ex-vice de Bill Clinton e candidato democrata à Casa Branca derrotado em 2000, Al Gore, de 59 anos, voltou ao primeiro plano político em 2006 com seu livro e documentário "Uma verdade inconveniente" que alerta para os perigos do aquecimento global.

Premiado com o Oscar de melhor documentário de 2006, o filme, de 96 minutos, contribuiu para divulgar um tema complexo e para sensibilizar a opinião pública sobre a ameaça climática.

"É provavelmente o indivíduo que mais contribuiu para que compreendamos melhor em todo o mundo as medidas que devem ser adotadas", disse Mjoes.

"O ex-futuro presidente dos Estados Unidos da América", como Al Gore se apresenta com ironia, foi escolhido este ano pela revista Time como uma das cem personalidades mais influentes do mundo.

Nessa lista não aparece o atual inquilino da Casa Branca, o republicano George W. Bush, que derrotou Gore em 2000.

Nos Estados Unidos, alguns observadores já especulam com a possibilidade de que o prestigioso reconhecimento internacional reavive a antiga ambição de Al Gore, a um ano das eleições presidenciais.

"Não nos interessa saber o que o premiado fará a seguir", ressaltou Mjoes, perguntado sobre a possibilidade de um relançamento da carreira política de Gore.

Quanto ao IPCC, este Painel analisa e compila meticulosamente as pesquisas realizadas por milhares de cientistas em todo o mundo.

Seus relatórios, resultado de delicadas negociações entre as delegações de diferentes Estados, representam uma base sólida de conhecimentos para as autoridades políticas.

Em suas principais conclusões, o IPCC previu um aumento de 1,8 a 4 graus centígrados da temperatura média planetária antes de 2100, um aquecimento cuja origem está "muito provavelmente" ligada à atividade humana.

"A ação é necessária agora, antes que as mudanças climáticas escapem ao controle do homem", explicou o presidente do Comitê Nobel norueguês.

Este último voltou a dar um novo sinal de que o campo abrangido pelo Nobel da Paz está mais além da prevenção e da resolução de conflitos ou dos esforços para o desarmamento.

Assim, em 2004 foi concedido ao ambientalista queniano Wangari Maathai, e em 2006, ao pioneiro do microcrédito, o bengalês Muhammad Yunus e seu Banco Grameen, por sua luta contra a pobreza.

A escolha de Al Gore e do IPCC entre os 181 candidatos da lista este ano lança também, uma forte mensagem à comunidade internacional a poucas semanas da conferência de Bali (Indonésia), de 3 a 14 de dezembro.

Esta conferência deve traçar o novo plano de compromissos de redução de emissões de gases causadores do efeito estufa para depois de 2012, após o fim da primera fase do protocolo de Kioto. Um texto de Gore representando os Estados Unidos não foi assinado por Bush.

Os Estados Unidos são ao lado da China os principais emissores de dióxido de carbono do planeta.

O Nobel da Paz é o quinto prêmio atribuído esta semana. O de Economia fechará na próxima segunda-feira a edição 2007 dos Nobel.

Na quinta-feira, a britânica Doris Lessing, de 87 anos, foi recompensada com o Nobel de Literatura.

Os Nobel nasceram por iniciativa do pesquisador e industrial sueco Alfred Nobel (1833-1896), o inventor da dinamite, e foram atribuídos pela primeira vez em 1901.

As premiações serão entregues, como reza a tradição, em uma cerimônia oficial, no dia 10 de dezembro, dia do aniversário da morte de Alfred Nobel. Os premiados receberão uma medalha de ouro, um diploma e um cheque de 10 milhões de coroas suecas (1,08 milhão de euros, 1,52 milhão de dólares).





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/203054/visualizar/