Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 11 de Outubro de 2007 às 19:00

    Imprimir


SÃO PAULO - Os funcionários da Natura estão desde a última terça-feira em estado de greve, segundo informação do Sindicato dos Químicos Unificados. A produção da companhia de cosméticos em Cajamar (SP) não chegou a ser paralisada. A decisão foi tomada em assembléia realizada na noite de segunda-feira porque a empresa teria ignorado a pauta de reivindicações preparada pelos trabalhadores e apresentada há 30 dias, diz o sindicato. O setor tem como data-base de reajuste salarial o dia 1º de novembro.

Os funcionárioss reivindicam reajuste salarial com aumento real de 5%, mais reposição da inflação. Além disso, eles pedem mudanças no programa de Gerenciamento de Produtividade Total, conhecido como TPM (sigla do programa, em inglês).

O diretor da regional de Osasco do Sindicato, Paulo Soares Correia, disse à Agência Estado que a empresa impôs, sem qualquer possibilidade de discussão, pesadas metas de produção por conta do TPM. Além disso, a companhia teria "pressionado" os funcionários a acatar o programa, demitindo todos aqueles que estavam se queixando das metas, diz o sindicalista. "Em vez de abrir negociações, a política da Natura foi de endurecer, com advertências e demissões", disse Correia.

Procurada, a Natura informou apenas, por meio de nota à imprensa, que "não tem a compreensão do que está sendo denominado ''estado de greve'' pelo sindicato. "Estamos, sim, dialogando com seus representantes sobre pontos específicos indicados por eles. Estivemos com o sindicato, e as conversas estão em curso. Teremos nova conversa na próxima segunda-feira para dar andamento aos assuntos", declarou a companhia.





Fonte: AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/203145/visualizar/