Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 11 de Outubro de 2007 às 18:51

    Imprimir


A Unemat, Justiça Federal e Estadual, Ministério Público Federal e Estadual firmaram protocolo de intenções nesta quinta-feira (11.10) para ações de prevenção à drogas. A parceria foi assinada na abertura do Seminário “Discutindo Ações de Prevenção às Drogas”, realizado durante toda a tarde no Cine Xin, em Cáceres.

O protocolo de intenções é uma das ações possibilitadas por meio do projeto “Educação, Justiça e ação na prevenção ao uso e tráfico de drogas em Cáceres e região”. Dentre outras iniciativas, tem como meta a oferta de um curso de especialização com essa orientação para professores da rede municipal, além do desenvolvimento de programas e projetos de ensino, pesquisa e extensão, em convênios assinados posteriormente.

Na abertura do evento, o Reitor da Unemat, Taisir Karim, ressaltou a importância dessa iniciativa. “O futuro nos dirá o que significa investir em Educação hoje. A Universidade quer somar nesse processo e contribuir para a melhoria da qualidade da população dessa imensa região de fronteira”, disse. O Vice-reitor Elias Januário afirmou que trabalha na região Brasil-Bolívia há anos. Entretanto, avaliou “até agora o foco esteve mais em repreender do que em educar”.

O Projeto “Educação, Justiça e ação na prevenção ao uso e tráfico de drogas em Cáceres” e região tem foco em ações preventivas e educativas. “Só promovemos mudanças com Educação e com o real compromisso de diferentes segmentos”, disse o Juiz Federal, Paulo César Alves Sodré. O promotor de Justiça de Mato Grosso, Allan Sidnei do Ó Souza, afirmou que desconhece iniciativas desse porte. “O espaço escolar é um local potencial de ações relacionadas ao combate ao tráfico, pois agrega crianças, adolescentes e a comunidade”.

A imensa fronteira seca faz de Cáceres e cidades vizinhas rota importante no tráfico internacional de drogas. O Prefeito Ricardo Henry parabenizou o projeto e disse que é parceiro desse processo.

Também na mesa de autoridades da abertura do evento: o Procurador da República, Fernando Amorim Lavieri, e a representante do Fórum da Comarca de Cáceres, Eliza Maria Jorge da Cunha.

Aproximadamente 170 pessoas compareceram ao Seminário “Discutindo Ações de Prevenção às Drogas”, entre elas professores das redes municipal e estadual de ensino, que atuam como importantes agentes multiplicadores. A programação teve início às 12h30 com solenidade de abertura e segue até às 18h30 com palestras e mesa redonda com especialistas em diferentes áreas.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/203147/visualizar/