Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 11 de Outubro de 2007 às 09:53

    Imprimir


A dica para este fim de semana para quem gosta do contato direto com a natureza são as caminhadas que acontecem na sexta-feira (12), em Barra do Garças, a 509 quilômetros de Cuiabá, e a outra no domingo (14), em Nobres, a 146 quilômetros de Cuiabá, no próximo dia 14 de outubro. As inscrições podem ser feitas na hora e os percursos oferecem várias opções para o visitante conhecer a região. O projeto Caminhadas da Natureza foi realizada em oito roteiros em 2007, no Mato Grosso e colocou o Estado no circuito mundial. Estas são as duas últimas caminhadas do ano.

O Estado passou a integrar o calendário mundial do projeto Caminhadas da Natureza em 2007. O objetivo é atrair turistas que viajam o mundo inteiro para conhecer as regiões onde são realizados estes eventos. Em Mato Grosso, especificamente, nestes oito circuitos o turista teve a oportunidade de conhecer um pouco da Floresta Amazônica, do Cerrado e do Pantanal.

O projeto Caminhadas da Natureza é uma iniciativa do Instituto Regional de Cooperação e Desenvolvimento (IRCOD), da Alsácia na França, e da Federação Internacional de Esportes Populares (IVV), tem como interlocutor nacional a associação Anda Brasil, no Rio de Janeiro. Em Mato Grosso, este projeto foi desenvolvido em 2007 pelo Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur) e contou com o apoio de diversos parceiros em cada município em que foi realizada.

O secretário de Desenvolvimento do Turismo, Pedro Nadaf, acrescenta que o projeto Caminhadas da Natureza são marchas populares, que atualmente acontecem em 21 países com 5.500 circuitos espalhados por todo o mundo. Ele destaca ainda que este projeto movimenta pelo menos 15 milhões de pessoas por ano. O principal objetivo desta ação é trazer caminhantes do mundo inteiro para Mato Grosso e, assim, movimentar o turismo mato-grossense.

Estas caminhadas não devem ser vistas como competição e nem como uma atividade cansativa. “A idéia é conheçer a região e ter contato com as comunidades”. Há um horário limite para sair e para chegar. No entanto, este tempo é bem amplo e permite ao visitante fazer o turismo de contemplação. A integração das pessoas e a geração de emprego e renda ao longo dos roteiros, também é uma forma de aquecer o turismo nas regiões onde o evento é realizado.





Fonte: O Documento

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/203230/visualizar/