Estão abertas as inscrições para seleção de conciliadores
O Tribunal de Justiça publicou edital de processo seletivo para o credenciamento de 134 conciliadores dos Juizados Especiais Cíveis e Criminais das Comarcas de Mato Grosso (edital nº. 1/2007). Os conciliadores prestarão serviço nos juizados especiais do Estado, e sua atuação contribuirá para reduzir o estoque processual dos juizados, hoje na casa dos 112 mil processos.
As inscrições estão abertas e podem ser realizadas até o dia 19 de outubro, gratuitamente. Todo o processo seletivo será executado sob a responsabilidade da Escola Superior da Magistratura (Esmagis). A seleção visa a formação de cadastro de reserva e ao credenciamento de 134 vagas para conciliadores, distribuídas em 78 comarcas (veja aqui a lista de opções). Ao todo, 5% das vagas serão destinadas aos portadores de necessidades especiais.
Compete ao conciliador abrir e conduzir a sessão de conciliação, sob a orientação do juiz togado ou do juiz leigo, promovendo o entendimento entre as partes; redigir os termos de acordo, submetendo-se à homologação do juiz togado; certificar os atos ocorridos na audiência de conciliação, redigindo as atas das sessões que tenha presidido; e tomar por termo os requerimentos formulados pelas partes na audiência de conciliação.
As inscrições podem ser feitas pela internet . Neste caso, a inscrição só será validada se o candidato apresentar os documentos necessários até a data de encerramento das inscrições. A outra opção de inscrição é comparecer na Secretaria da Esmagis, situada no Tribunal de Justiça (Anexo Administrativo Des. António Arruda, no Centro Político Administrativo - CPA, CEP 78050-970, Caixa Postal - 1071 - Cuiabá, das 8h às 19h, em dias úteis. A entrega da documentação exigida poderá ser feita pessoalmente, ou por meio de procurador habilitado, ou, ainda, via Sedex. Os documentos deverão ser postados, impreterivelmente, até o dia 19 de outubro. A comprovação da data do envio será verificada por meio do carimbo de postagem dos correios.
Conforme o edital, o conciliador, que ficará sujeito ao horário regular das audiências de conciliação, será remunerado por produtividade, observando-se teto máximo de R$ 1,5 mil. A cada conciliação positiva que realizar, o conciliador receberá o valor correspondente a meia (0,5) UPF/MT, o que hoje corresponde a R$ 13,69. O credenciamento de cada conciliador terá duração de até dois anos, admitida uma única prorrogação por igual período, e se dará sem a formação de vínculo empregatício.
O resultado das inscrições deferidas será divulgado no dia 29 de outubro de 2007, no site da instituição e no Diário da Justiça, considerando-se indeferidas as que não constarem da relação.
Prova
A seleção será realizada por meio de prova objetiva com 80 questões de múltipla escolha no dia 11 de novembro de 2007, das 8h às 12h, em local a ser divulgado posteriormente pelo site da Esmagis e pelo Diário da Justiça. A prova versará sobre as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Direito Constitucional, Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito Penal, Direito Processual Penal e Lei dos Juizados Especiais.
O gabarito oficial referente à prova objetiva será publicado no Diário da Justiça do dia 13 de novembro de 2007 e divulgado nas páginas eletrônicas da Esmagis e dos Juizados Especiais, localizadas no portal do Poder Judiciário. Os nomes dos candidatos aprovados serão publicados no Diário da Justiça do dia 30 de novembro de 2007 e também no site da Esmagis.
Confira aqui a íntegra do edital, que dispõe também sobre o conteúdo programático a ser cobrado no processo seletivo.
Outras informações pelo telefone: (65) 3617-3844
Comentários