Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 10 de Outubro de 2007 às 08:11
Por: Marcondes Maciel

    Imprimir


As vendas do Dia da Criança, comemorado na próxima sexta-feira, 12, podem incrementar em cerca de 5% a 10% as vendas no comércio neste ano em relação à mesma data do ano passado. Fatores para isso não faltam: a economia continua estável, a inadimplência reduziu e as taxas de juro estão em curva descendente.

“O quadro econômico está estável e tudo conspira para que tenhamos boas vendas este ano”, afirma otimista o presidente da Federação do Comércio de Mato Grosso (Fecomércio), Pedro Nadaf, apostando em um crescimento de 8% sobre 2006. “Os nossos indicadores apontam queda da inadimplência e um menor volume de cheques sem fundo. Acreditamos que este ano será bem melhor”.

A previsão da Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL) é de que as vendas cresçam pelo menos 5% em relação ao ano passado. “A expectativa é favorável para as lojas que trabalham com brinquedos e artigos infantis”, aponta o presidente da entidade, José Alberto Aguiar. “Temos percebido que as datas comemorativas deste ano têm repercutido em boas vendas. Para o Dia da Criança não será diferente”, acrescenta ele.

Segundo o dirigente lojista, o bom momento vivido pela economia, especialmente após a retomada do agronegócio e a recuperação dos preços das commotidies agrícolas, indica que “realmente deve ocorrer um ganho em relação às vendas de 2006”. Ele acredita que o movimento nas lojas vai se intensificar a partir de amanhã, “podendo repercutir também nas vendas de sábado”. José Alberto diz que a expectativa é melhorar o faturamento no ramo de brinquedos e produtos que têm relação com o Dia da Criança.

As grandes lojas também estão otimistas. Maior rede no segmento de brinquedos de Cuiabá, com três lojas – uma no centro e duas nos shoppings Pantanal e 3 Américas – o Shopping Center da Criança aposta em um crescimento entre 5% e 10% nas vendas de presentes.

De acordo com um dos proprietários da loja, Fares Hamed, o mercado está “bastante receptivo” para as datas comemorativas. “Para este ano, a nossa expectativa é muito boa porque a economia vai bem e as taxas de inadimplência e juros estão em queda livre”, afirmou o lojista.

Segundo ele, a loja apresenta inúmeros lançamentos para este ano. “Os pais têm mais opções para presentear os filhos este ano, pois existem novidades e os preços estão mais acessíveis”.

Por enquanto, as vendas na loja ainda não decolaram conforme o esperado. “Mas é normal, o brasileiro sempre deixa tudo para a última hora e a nossa previsão é de que a partir de hoje o fluxo de pessoas aumente em nossas lojas. Sempre vendemos nos últimos três dias que antecedem à data”, explica Fares.

IMPORTADOS - No Shopping Popular, os camelôs esperam incremento entre 8% e 10% sobre as vendas do ano passado. O presidente da associação do shopping, Misael Galvão, diz que as vendas já começaram a reagir, “porém, o movimento deve ser intensificado a partir de hoje”.

No ano passado, os artigos mais procurados no shopping foram videogames, bonecas, brinquedos eletrônicos e plásticos de uma forma geral. E a média dos valores dos presentes girou em torno de R$ 30. “É um valor baixo, mas o fluxo de consumidores compensa e, no final, o resultado acaba sendo bom”, avalia Galvão.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/203440/visualizar/