Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 09 de Outubro de 2007 às 16:51

    Imprimir


O Seminário Etanol Mato Grosso/Brasil – Oportunidades e Desafios realizado pela Assembléia Legislativa no início do mês de setembro já trouxe resultados positivos para o Estado. No novo material de comunicação da empresa Transpetro – Petrobrás Transporte está contemplado, como corredor de exportação do etanol, o trecho que liga os municípios de Campo Grande (MS) à Nova Olímpia (MT), passando pelos municípios de Rondonópolis (MT) e Cuiabá (MT). "Antes do seminário, o projeto de construção do poliduto parava na capital sul-mato-grossense", lembra o deputado estadual Carlos Avalone (PSDB), idealizador do evento.

No projeto inicial, a subsidiária da Petrobrás responsável pela logística de transporte de combustíveis no Brasil previa a construção do poliduto, com 900 km de corredor, saindo da Refinaria do Paraná, passando pelo Terminal de Londrina (PR), terminal Hidroviário de Bataguassu (MS) e chegando até Campo Grande (MS). "Agora serão mais 715 km de poliduto para o escoamento da produção mato-grossense", diz.

A discussão a respeito da vinda do poliduto para Mato Grosso iniciou-se com a viagem dos deputados Carlos Avalone, Wagner Ramos (PR) e José Domingos Fraga (DEM) à Mato Grosso do Sul, em junho, para visitar o governador do Estado. "Queríamos identificar as ações realizadas pelo Estado e a articulação com a Transpetro para a concretização do poliduto", lembra Avalone.

Segundo estudos do Sindicato das Indústrias Sucroalcooleiras do Estado de Mato Grosso (Sindalcool), a distribuição do álcool por meio de dutos possibilita a redução de 70% no frete, que é responsável por 25% do custo da produção. Além disso, os polidutos possibilitam o transporte até Mato Grosso de diesel e gasolina. A produção mato-grossense de etanol na safra 2007/2008 é de 800 milhões de litros de álcool, com 11 unidades produtoras em todo o Estado.

Cuiabá, 09 de outubro de 2007





Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/203528/visualizar/