Repórter News - reporternews.com.br
Policia MT
Domingo - 12 de Maio de 2013 às 21:46

    Imprimir


Os cães de faro da Delegacia Especializada de Entorpecentes da Polícia Judiciária Civil participaram de mais de 15 operações policiais neste ano, que localizaram drogas dentro de residências e veículos. São cachorros adestrados, importante ferramenta no combate ao tráfico de drogas.

 
 
Além do trabalho policial, participam de apresentações em escolas e comunidades. Recentemente, os cães da DRE fizeram visita à sede da Diretoria Geral da Polícia Judiciária Civil, envolvendo os servidores do administrativo nas atividades sociais e levando descontração ao ambiente de trabalho.

 
 
Os cães da raça labrador Dorinha, Gaia e Wonca mostraram suas habilidades, no pátio da Diretoria, localizando entorpecentes escondidos em diferentes lugares como dentro de canos, malas e lataria de veículos.

 
 
Para o delegado geral Anderson Garcia, a visita foi uma forma de mostrar aos servidores o trabalho realizado pelo canil da DRE. “É uma maneira de nossos servidores conhecerem um pouco melhor a instituição. Os cães são um patrimônio da Polícia Civil e é importante que nossos funcionários conheçam o trabalho realizado pelo canil da DRE e saibam que os cães estão preparados para agir”, disse.

 
 
Segundo a investigadora Vanessa Miranda de Paula, adestradora dos cães, os cachorros não são viciados na droga, porque não têm contato com o entorpecente. “A droga é muito bem embalada antes de ser colada dentro de um brinquedo, quando eles encontram o entorpecente, recebem um brinquedo semelhante sem a droga dentro”, explicou.

 
 
A adestradora disse que os cães são uma ferramenta que não substitui o policial, mas que auxilia o trabalho de investigação realizado pela Polícia, utilizando aquilo que o animal tem de melhor, o faro. “O faro do animal não falha, mas cabe ao adestrador conduzir os cães aos pontos possíveis de ocultação da droga, para que nenhuma porção passe despercebida”,afirma.

 
Transporte 

 
 Para o transporte dos cães, o Canil da Delegacia Especializada de Entorpecentes (DRE), recebeu em dezembro de 2012, um veículo Renault Máster adaptado para o transporte de animais. A viatura do Canil é utilizada no deslocamento dos cachorros adestrados, em atividades de repressão do tráfico de drogas da Polícia Judiciária Civil e apresentações artísticas.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/20361/visualizar/