Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 08 de Outubro de 2007 às 22:36

    Imprimir


Banco do Sul pode começar a operar em 2008, diz MantegaO Banco do Sul, nova instituição multilateral de crédito que está sendo constituída por sete países da América do Sul, poderá fazer a primeira operação no ano que vem, segundo o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Ministros da Economia e Finanças do Brasil e de outros países sul-americanos, participaram de reunião nesta segunda-feira (8) para preparar a ata de fundação do Banco do Sul, entidade promovida pelo presidente da Venezuela, Hugo Chávez.

De acordo com Mantega, o novo banco multilateral de fomento fará análise de risco para ver se cada projeto é viável e seguro. "Não é um banco de aventura, é um banco sério, que será bem administrado", afirmou Mantega. Segundo o ministro, a instituição será auto-suficiente em termos de recursos.

Fundação

A ata de fundação do futuro Banco do Sul será assinada em uma cúpula presidencial dos países-membros em 3 de novembro, em Caracas (Venezuela), segundo o ministro das Finanças venezuelano, Rodrigo Cabezas.

Segundo Cabezas, nos debates desta segunda houve total consenso sobre a criação do Banco do Sul, mas ainda não faltam definir alguns detalhes. O projeto de ata de fundação prevê a criação de subsedes em Buenos Aires e La Paz, e dar a cada país o mesmo peso na tomada de decisões.

O banco deverá nascer com um capital de cerca de US$ 7 bilhões e terá sua sede em Caracas. Segundo o projeto, o Banco do Sul deverá se transformar em uma alternativa regional aos órgãos multilaterais de crédito, como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial (Bird).

Cabezas afirmou em entrevista à televisão venezuelana que o Banco do Sul nasce como "um ponto de arranque na nova arquitetura financeira da América do Sul". De acordo com ele, "a instituição que aqui está nascendo é antítese da maneira como eles (FMI e Banco Mundial) funcionam". O ministro afirmou também que os sete países concordaram que o banco irá promover o desenvolvimento, aprofundar a integração e buscar "a derrota da pobreza".




Fonte: G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/203647/visualizar/