Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Segunda - 08 de Outubro de 2007 às 19:43
Por: NELSON FRANCISCO

    Imprimir


Entidades de pescadores, órgãos dos governos federal, estadual e municipais de Luciara, São Félix do Araguaia e Novo Santo Antônio, além de

organizações não governamentais, começaram a definir nesta segunda-feira (08.10), as estratégias para a realização da "Operação Pirarucu". Três equipes começam a identificar os lagos nesses três Municípios onde serão os milhares de peixes que sofrem as conseqüências da seca e dos predadores naturais. A situação é mais crítica em Luciara.

Sob a coordenação do MT Regional, o Governo do Estado, em parceria com a Marinha do Brasil, Ibama, consórcio intermunicipal do Araguaia, associações de pescadores e Prefeituras, realiza, a partir do próximo dia 15, a Operação 'SOS Pirarucu'. O objetivo é resgatar milhares de peixes desta espécie que estão em lagos com baixa lâmina d'água e transportá-los para outras localidades. "A operação tem vários objetivos, entre os quais, salvar essa espécie e futuras matrizes. Tudo isso dentro da proposta que o governo vai formatar da criação de peixes em lagos naturais no projeto de manejo sustentável, além de envolvimento da comunidade", disse secretário-adjunto de Projetos Estratégicos, Neurilan Fraga.

Em função da gravidade, Luciara começa nesta quinta-feira o resgate dos peixes da lagoas e represas. Segundo Tânia Márcia de Souza Ribeiro, da secretaria de Turismo e Cultura de São Félix do Araguaia, nos três rios da região – Araguaia, Xavantinho e Tapirapé – é o nível d'água represada para os lagos compromete a sobrevivência da espécie. "Os peixes estão sendo presas fáceis até dos urubus", contou ela por telefone.

O prefeito de São Félix do Araguaia, João Abreu Luz (PMDB), elogiou a iniciativa do Estado e Consórcio Intermunucipal de Desenvolvimento Econômico e Sócioambiental do Araguaia, presidido pelo prefeitp de Alto Boa Vista, Mário César Barbosa (PL). "Pela primeira vez unimos força para fomentarmos essa atividade que e muito importante para a região",disse o prefeito.

Com base no diagnóstico que será apresentado em reunião quarta-feira (10.10), será calculada a quantidade estimada de peixes e lagos onde vai ocorrer a transferência de peixes, informou o engenheiro agrônomo Avelino Egídio Taques, da empresa Plantas e Projetos. O Pirarucu, maior peixe de escama de água doce do mundo, é desprovido de espinhos. Adulto, atinge até três metros.





Fonte: Assessoria/Sepe-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/203668/visualizar/