Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 08 de Outubro de 2007 às 17:06
Por: Wisley Tomaz

    Imprimir


Canarana, MT – A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural do Estado de Mato Grosso realizou um seminário no município de Canarana (838 km de Cuiabá) no sábado (06.10) com objetivo de fomentar a cadeia produtiva da suinocultura na região do Araguaia. O evento aconteceu na Câmara de Vereadores daquele município e reuniu mais de 250 pessoas, entre elas empresários, produtores rurais, sociedade civil organizada, autoridades políticas locais, estaduais e nacionais.

De acordo com o secretário de Estado de Desenvolvimento Rural, Neldo Egon Weirich, o seminário será o primeiro entre os vários eventos a serem realizados no Araguaia ao longo do governo Blairo Maggi. “Nosso intuito é tornar essa região tão produtiva como as demais do nosso Estado. Um evento dessa natureza é importante porque estamos discutindo, não só a produção como a industrialização da carne suína. Tanto o Araguaia como as demais regiões do Mato Grosso têm que começar a vender seus produtos já industrializados para sermos competitivos em nível nacional e, também, para exportação num futuro próximo”, avalia.

O seminário iniciou com uma apresentação da cadeia produtiva da suinocultura no Estado e sua importância nacional e internacional, feito pelo gerente administrativo da Associação dos Criadores de Suínos do Estado de Mato Grosso (Acrismat), Custódio Rodrigues de Castro Junior. Depois, o consultor da empresa Agroceres, Luciano Flores, apresentou a palestra: “Suinocultura de Mato Grosso, cenários, oportunidades, investimentos e diferenciais competitivos”. Nessa explanação foram abordados temas importantes, como por exemplo, exportação, melhoramento genético, consumo externo e interno, bem como planejamentos futuros.

Na seqüência, o gerente de agronegócios do Banco do Brasil, Olímpio Vasconcelos Calixto, falou sobre o Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO) e como os produtores e empresários que quiserem investir na suinocultura têm que proceder para ter acesso ao crédito. Também palestraram dois proprietários de frigoríficos e, Paulo Roberto André, coordenador geral de Gestão do Conhecimento (órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento do Centro-Oeste, que faz parte do Ministério da Integração Nacional). “Fiquei satisfeito com o convite feito pelo secretário Neldo Weirich para participar de um seminário dessa importância. A pasta a qual estamos vinculados está de portas abertas e pronta para cooperar no que for possível para o fomento da cadeia da suinocultura nessa região”, disse o coordenador.

Por fim, depois de terminadas as palestras, foi aberto um debate, coordenado pelo secretário Neldo Weirich, no qual palestrantes e participantes do evento discutiram a viabilidade da implantação da suinocultura, tanto em Canarana como nos demais municípios do Araguaia.

Também estavam presentes no seminário o superintendente do Banco do Brasil em Mato Grosso, Renato Barbosa, os prefeitos de Água Boa, Maurício Cardoso Tonhá, Ribeirão Cascalheira, José Adson de Sousa e de Canarana, Walter Lopes Faria. Além do presidente da Acrismat, Luiz Antônio Orton Salles, o diretor de operações da Empresa Mato-Grossense de Pesquisa Assistência e Extensão Rural (Empaer), Jaime Bom Despacho, entre outras autoridades políticas e empresários de Canarana e outros municípios da região.

A equipe da Seder-MT, Empaer, Banco do Brasil e Ministério da Integração Nacional ficou durante dois dias na região do Araguaia. Na sexta-feira pela manhã em Cocalinho, onde foi discutido o fomento das cadeias do gergelim, fruticultura e da pecuária leiteira no assentamento “Sonho Meu”. No mesmo dia no período da tarde, visitou uma fábrica de farinha e outra de doces em Barra do Garças. No período da noite, ainda em Barra do Garças, houve uma reunião itinerante do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas empresas (Sebrae), no auditório da Prefeitura Municipal. Sábado pela manhã e Canarana.





Fonte: Seder-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/203699/visualizar/