Cerca de 350 pessoas são detidas durante operação da PM
Uma das ações mais fortes da Polícia Militar (PM) neste final de semana, durante a operação "Presença", aconteceu na manhã de hoje na cidade de Lucas do Rio Verde. O confronto entre políciais e assaltantes foi na área do Comando Regional 3 (com sede em Sinop).
Na manhã de hoje, em Lucas do Rio Verde, os assaltantes Luiz Eduardo Oliveira (23), João Paulo dos Santos (24) e o ex-PM, Alessandro Neves da Silva, foram presos em flagrante por uma equipe do 8º Comando de Policiamento de Área (8º CPA), após intensa troca de tiros. Cerca de R$ 10 mil, dinheiro proveniente de roubo ao supermercado Parati, foi recuperado.
Nessa mesma região a polícia ainda apreendeu quatro armas, sendo uma pistola calibre 45, uma 9 milímetros de uso restrito das Forças Armadas e uma 380.
A PM realizou cerca de 9 mil abordagens durante a operação 'Presença', que aconteceu entre os dias 5 e 8 de outubro. Foram apreendidas 17 armas, 400 gramas de maconha, cerca de 350 pessoas foram conduzidas para unidades da Polícia Judiciária Civil, apreendidos ainda 10 computadores, além de 600 notificações por infrações de trânsito e quatro estabelecimentos fechados por fornecimento de bebida alcoólica a menores de 18 anos. Esse é saldo da operação.
A ação envolveu cerca de 1,2 mil homens. O comandante geral da PM, coronel Antônio Benedito Campos Filho, disse que a população deve estar ciente que outras ações semelhantes serão desencadeadas até o final do ano para o combate ao tráfico de drogas e crimes contra patrimônio.
Só em Cuiabá foram realizadas cerca de cinco mil abordagens a pessoas e veículos, em 30 barreiras montadas em pontos estratégicos da capital, nos três dias da Operação. Na Capital foram apreendidas cinco armas, e lavrados 13 flagrantes, sendo que oito por crimes relacionados ao tráfico de drogas.
Em Várzea Grande (Comando Regional II), foram retiradas de circulação 6 armas e outras dez prisões em flagrante. Mais de 2,3 mil abordagens foram realizadas também. Em Juína, foram apreendidas três armas, sendo uma espingarda.
Em Sorriso, também durante a ação, dois homens com passagens por assassinato, roubo e estupro foram presos em frente de uma agência bancária, portando uma pistola 9 milímetros.
O coronel Campos Filho afirmou ainda que as parcerias são fundamentais para o sucesso de ações policiais, citando como exemplo, Rondonópolis. Lá, equipes do Corpo de Bombeiro e também do Conselho Tutelar da cidade participaram de arrastões em bares e restaurantes. O resultado foi o fechamento de quatro deles, por infringirem o artigo 243 do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), revendendo bebidas alcoólicas a quem tem menos de 18 anos. No total, 42 pessoas foram encaminhadas para o Centro Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc) da cidade, sendo que 30 adolescentes.
Comentários