Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 08 de Outubro de 2007 às 07:47

    Imprimir


A partir de segunda-feira, a Pro Teste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) distribuirá, em parceria com o Sindilojas-SP (Sindicato dos Lojistas do Comércio de São Paulo), 10 mil cartilhas para orientar o consumidor na compra de brinquedos para o Dia da Criança, comemorado na próxima sexta-feira, dia 12.

A iniciativa da entidade ocorre principalmente após os recalls de brinquedos importados pela Mattel e pela Gulliver que ocorreram nos últimos dois meses, após problemas com a tinta usada no processo de fabricação e com ímãs que poderiam se soltar de alguns itens.

"É importante a criança brincar, mas os pais têm de se assegurar que vão comprar brinquedos que não coloquem em risco a segurança da criança", diz Maria Inês Dolci, coordenadora da Pro Teste.

Além de não comprar brinquedos em lojas informais e evitar produtos falsificados e sem garantia, Dolci recomenda aos pais que observem a faixa etária dos produtos.

"Verificar as informações de origem, composição e garantia é fundamental", diz. O consumidor também deve conferir a identificação do fabricante (nome, CGC e endereço) se as informações estão escritas de forma clara, em português.

"Não se deve comprar brinquedos por impulso. Nem sempre os brinquedos "da moda" são os mais adequados", afirma.

Se o brinquedo apresentar problemas, o consumidor deve substuituí-lo. A Pro Teste informa que o Código de Defesa do Consumidor assegura garantia de 90 dias para produtos duráveis. "O consumidor pode substituir o produto por outro ou ter a devolução do valor pago. É importante pedir a nota fiscal, tíquete ou recibo equivalente", diz a especialista.





Fonte: Folha de S.Paulo

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/203801/visualizar/