Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Domingo - 12 de Maio de 2013 às 15:33

    Imprimir


Com pouco mais de 1,7 mil habitantes, o Distrito do Aguaçu fica localizado a 25 quilômetros do Centro de Cuiabá. Lá, a inclusão da odontologia no PSF ocorreu em fevereiro deste ano, beneficiando moradores como o vigilante Eduardo Silva Dantas, que nem se lembrava da última vez que foi ao dentista. 

Dantas ainda não agendou a sua consulta no novo consultório odontológico instalado na comunidade. Porém, reconhece a importância da obra para as famílias que residem no distrito. "É muito bom para todos. Quando um precisar de dentista não precisará ir à (ao centro de) Cuiabá ou lá no distrito da Guia", comentou. 

De acordo com o cirurgião-dentista, Helson Oliveira de Assis da Silva, em média são realizados 15 atendimentos por dia. "São pacientes agendados ou por livre demanda", comentou. Residente na região central da Capital, Helson Oliveira garante que a localização do distrito não é problema para garantir o cumprimento das 40 horas semanais de jornada de trabalho. 

"São pessoas muito mais susceptíveis ao tratamento", argumentou, lembrando que há 11 anos participou de um programa municipal denominado "Projeto Amor", que levava assistência odontológica às comunidades rurais da Capital. Pelas 40 horas semanais, o cirurgião-dentista recebe pouco mais de R$ 5 mil (R$ 800 de salário e o restante gratificação). 

Conforme o coordenador da Saúde Bucal, José Ricardo de Amorim, outra iniciativa da gestão municipal para ampliar os serviços na área é a criação do consultório odontológico portátil (uma mala com os instrumentos necessários e autoclavados) no distrito da Guia. Neste caso, o dentista desloca-se até a casa do paciente acamado ou que tem dificuldade em se locomover. (JD) 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/20381/visualizar/