Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 08 de Outubro de 2007 às 05:00

    Imprimir


Tóquio, 8 out (EFE).- O funeral do repórter japonês Kenji Nagai, baleado durante as manifestações a favor da democracia em Mianmar, foi realizado nesta segunda-feira em Tóquio com a presença de ativistas birmaneses que vivem no Japão, informou a agência "Kyodo".

Nagai, de 50 anos, morreu no dia 27 de setembro em Yangun, após ser baleado por disparos de soldados que tentavam dispersar a força os manifestantes que protestavam contra a Junta Militar birmanesa.

No funeral foi exibida uma reportagem de vídeo gravada por Nagai no Iraque, assim como sua câmara e fotos.

Além da família e de pessoas próximas a Nagai, vários ativistas birmaneses que vivem no Japão e que lutam pela instauração da democracia em seu país, assistiram à cerimônia e fizeram uma oferenda de incenso no altar para prestar homenagem ao jornalista.

"Nagai mostrou com seu exemplo que temos de ir até mesmo às regiões mais perigosas. Teremos de herdar sua determinação", afirmou no funeral Toru Yamaji, presidente da agência de vídeo japonesa "APF", onde repórter trabalhava.

O corpo de Nagai chegou ao aeroporto internacional de Narita, na região metropolitana de Tóquio, na quinta-feira passada, vindo de Mianmar via Bangcoc.

A Polícia japonesa realizou uma autópsia no corpo para investigar as causas da morte, diante da suspeita de que as forças de segurança birmanesas podiam ter baleado o jornalista intencionalmente.

O relatório do legista constatou que Nagai morreu em decorrência dos ferimentos causadas no fígado por uma bala que entrou em seu corpo pelo lado esquerdo.

Kenji Nagai estava acostumado a cobrir conflitos e tinha trabalhado nas guerras do Iraque e Afeganistão.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/203824/visualizar/