Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 07 de Outubro de 2007 às 18:39

    Imprimir


Jerusalém, 7 out (EFE).- O ministro de Assuntos Exteriores da Turquia, Ali Babacan, incentivou hoje Israel a resolver seu conflito com a Síria pela via do diálogo, porque a região vive um momento "muito perigoso".

"Pedi que os dirigentes sírios participem da conferência internacional de paz (dos EUA), porque os sírios também estão interessados em que os assuntos entre Israel e Síria estejam na mesa da conferência", afirmou hoje o ministro turco em Jerusalém.

Babacan, que chegou a Tel Aviv procedente de Damasco, se reuniu com o presidente israelense, Shimon Peres, com quem ofereceu uma entrevista coletiva.

"A região vive uma situação perigosa e delicada. Pedimos que todas as partes cheguem a uma solução pela via do diálogo", acrescentou.

As sempre tensas relações entre Síria e Israel se deterioraram neste último mês por causa de um bombardeio israelense no norte da Síria, mas não se sabe o alvo do ataque.

Alguns veículos de comunicação internacionais disseram que a Força Aérea israelense bombardeou instalações de armas não convencionais, possivelmente nucleares, que a Síria desenvolve com a ajuda da Coréia do Norte.

Outros veículos mencionam a possibilidade de um comboio com armas para a guerrilha libanesa do Hisbolá.

Em qualquer caso, o ministro turco pediu explicações a Israel sobre o ataque, porque dois tanques suplementares de combustíveis de seus caças-bombardeiros caíram no sul da Turquia.

"Esperamos uma explicação do que aconteceu", disse Babacan na entrevista coletiva com Peres, que rapidamente mudou de tema, pedindo para a imprensa não entrar em "muitos detalhes".

Israel confirmou o bombardeio de forma extra-oficial, mas não deu detalhes sobre o alvo atacado.

Sobre a possibilidade de negociar com a Síria na conferência internacional de paz prevista para novembro na cidade americana de Annapolis, o presidente israelense se mostrou reticente, porque Damasco "tem um jogo duplo".

"Enquanto (os sírios) afirmam que querem a paz, fortalecem o terrorismo mundial e se transformaram em um satélite do Irã", disse.

Em entrevista posterior, a ministra de Exteriores de Israel, Tzipi Livni, manifestou a Babacan a preocupação de Israel por causa do programa nuclear iraniano, que qualificou de "problema internacional".

Babacan, no cargo há pouco mais de um mês, viajará amanhã aos territórios palestinos para se reunir com o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/203843/visualizar/