Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 07 de Outubro de 2007 às 17:21

    Imprimir


Jerusalém, 7 out (EFE).- O Exército israelense responsabilizou o movimento islâmico Hamas por disparar hoje da Faixa de Gaza um foguete Katyusha, que caiu em Netivot, cerca de dez quilômetros no interior do território de Israel.

"O Hamas é o responsável por todos os ataques terroristas de Gaza, independente de quem os fizer", afirmou o capitão do Exército israelense Benjamin Rutland, membro do escritório do porta-voz militar.

"Esta não é a primeira vez que tentam lançar um foguete deste tipo, houve vários no passado, mas sempre sem sucesso", disse o oficial.

O braço armado dos Comitês Populares de Resistência assumiu a autoria dos ataques, mas Israel responsabilizou o Hamas, já que o movimento tem o controle da Faixa de Gaza desde junho, quando combateu forças do Fatah.

Ao longo do dia, também caíram cerca de dez projéteis de morteiros e de foguetes Qassam em Israel, disparados por outras milícias palestinas, munição que costuma ser lançada da Faixa de Gaza para atacar o território israelense.

O foguete Katyusha disparado hoje - que causou um incêndio - é o primeiro a cair na cidade de Netivot, que até então parecia estar fora do alcance dos foguetes palestinos.

Segundo fontes militares, que não revelaram a quantidade de explosivos, o foguete tinha um diâmetro de 122 milímetros. Também não podiam afirmar se foi fabricado em Gaza ou importado.

Desde o início da Intifada de Al-Aqsa, em 2000, os palestinos lançaram milhares de foguetes Qassam contra o sul de Israel, com um alcance de entre 8 e 9 quilômetros.

"Seja com morteiros, Qassam ou Katyusha, para nós é igualmente terrorismo, mas devemos ter consciência de que os grupos extremistas constantemente tentam melhorar a capacidade" para atacar, afirmou o porta-voz militar.

Para Israel, o alcance dos foguetes é vital nas operações militares em Gaza, já que isso significa que as incursões ficarão cada vez mais profundas.

O Exército israelense costuma realizar incursões quase diariamente no norte da Faixa de Gaza, de onde são disparados os foguetes Qassam.

Israel deve realizar uma grande operação militar na Faixa, apesar de o ministro da Defesa, Ehud Barak, afirmar que só dará autorização "no momento apropriado".




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/203852/visualizar/