Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Domingo - 12 de Maio de 2013 às 14:53
Por: JOANICE DE DEUS

    Imprimir


A prefeitura de Cuiabá que vai inserir dentistas no Programa Saúde da Família (PSF). O trabalho deles será focado nas mulheres grávidas. O coordenador de Saúde Bucal da Capital, José Ricardo Amorim Santana, explica que o controle gengival nas gestantes diminui em até 40% a possibilidade delas terem parto prematuro”, destacou. 

As gestantes são consideradas um grupo populacional prioritário para a atenção odontológica porque, entre outros fatores, podem apresentar problemas bucais próprios do período gestacional, como a gengivite. 

Além disso, estudos científicos apontam a associação entre a doença periodontal à prematuridade, ao baixo peso e à transmissão vertical de bactérias periodontais e da cárie. "A prevenção em gestantes reduz a incidência de partos prematuros, o que diminuiu o número internações de recém-nascidos e o baixo peso", reforçou José Ricardo. 

A medida vai também promover a saúde da criança e reduzir os gastos no Sistema Único de Saúde (SUS), já que os partos prematuros ocupam leitos nas unidades de saúde. 

A inclusão da odontologia nas unidades do PSF é uma ideia do governo Federal que nasceu em 2000. Iniciativa que até hoje não avançou em Cuiabá, onde apenas duas das 65 sedes dos PSFs contam com o serviço. Com isto, levando-se em consideração o atendimento prestado pelas 10 clínicas odontológicas municipais, apenas 47% da população cuiabana é beneficiada com a assistência das equipes de saúde bucal (ESB) do SUS (Sistema Único de Saúde). 

Atualmente, os PSFs que contam com o serviço ficam nos distritos de Nossa Senhora da Guia e do Aguaçu. Ainda neste mês, a expectativa é que o atendimento odontológico seja levado para mais duas unidades, as do Pedra 90 V e VI. 

O Município também pretende aumentar o quadro de dentistas em quatro clínicas (Pascoal Ramos, Jardim Vitória, Planalto e Tijucal) e Unidades de Pronto-Atendimento (Upas). 

Santana diz que com a ampliação de mais 59 equipes de saúde bucal, como está previsto, a cobertura atingirá 87% da população em quatro anos. 

José Ricardo explica que o atendimento feito nos consultórios odontológicos dos PSFs é multidisciplinar, ou seja, é feito desde a parte preventiva como a distribuição de kits com escova, fio e creme dental, extração, prótese dentária, restauração e tratamento de canal. Em casos de atendimentos especializados como o de bucomaxilo, o paciente é encaminhamento para o tratamento em clínicas odontológicas. "Apenas no pronto-socorro temos 10 profissionais bucomaxilo", enfatizou. 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/20388/visualizar/