Ministro do STF participará de inauguração do novo fórum de Diamantino
A partir desta segunda-feira, moradores dos municípios de Diamantino, de Alto Paraguai e do distrito de Deciolândia, englobados pela Comarca de Diamantino, serão beneficiados com as novas instalações do fórum local, mais amplas e com espaço adequado ao funcionamento de seis varas. O novo prédio vai proporcionar mais conforto ao cidadão atendido pela Justiça, além de melhores condições de trabalho a magistrados e servidores.
A solenidade de inauguração do Fórum será às 10h e contará com a presença do presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Paulo Lessa, e também do vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Gilmar Ferreira Mendes, natural de Diamantino. "Teremos instalações adequadas e isso contribui para uma efetiva prestação jurisdicional", afirma o juiz Mirko Vincenzo Giannotte, diretor do Foro da Comarca.
Ao todo, a nova estrutura possui 1.189 metros quadrados de área construída, em um terreno com área total de 4 mil m². A obra foi construída por meio de convênio entre o Tribunal de Justiça e a prefeitura de Diamantino. Houve ainda contribuição do empresariado local para a finalização do acabamento interno.
10 mil processos
A Comarca de Diamantino foi criada pela Lei nº. 67, de 04 de março de 1937 (COJE), e instalada em 19 de outubro de 1948, ou seja, possui 59 anos de instalação. De acordo com o juiz Mirko Giannotte, a atual sede do Fórum foi construída em 1959 e ampliada em 1973. O novo Fórum de Diamantino está localizado na Avenida Irmão Miguel Abib, s/nº, no Jardim Eldorado.
Atualmente, a comarca, pertencente à categoria de Terceira Entrância, onde tramitam cerca de 10 mil processos. No Fórum jurisdicionam também a juíza Tatyana Lopes de Araújo e o juiz Newton Franco de Godoy.
O município de Diamantino foi fundado há 277 anos e está localizado a 208 quilômetros de Cuiabá. Em 1821, chegou a ser elevada pela Junta Governativa da Província à condição de Capital, mas Dom Pedro I optou por Cuiabá, por apresentar rio em condições de navegação.
Comentários