Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 06 de Outubro de 2007 às 09:09

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde (SES) abre na próxima quinta-feira (11), a partir das 6h, no Parque Mãe Bonifácia, em Cuiabá, a Semana de Atividades no combate à Obesidade e ao Sedentarismo. Organizado pela Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa) e Superintendência de Atenção Integral a Saúde (Suais), a programação do evento vai até o dia 19 de outubro.

Os freqüentadores do parque receberão panfletos educativos, os técnicos da saúde farão aferição da pressão arterial e em comemoração ao Dia Mundial de Combate à Obesidade será servido aos visitantes um delicioso café da manhã saudável.

A semana de prevenção da obesidade é uma ação de promoção à Saúde recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Para a gerente de Promoção e Prevenção das Ações de Assistência a Saúde, Maria da Penha Ferrer Campos, se a realização de atividades físicas é promovida, a conscientização da população sobre esta necessidade cresce. Para Maria da Penha, assim há prevenção de doenças como a obesidade, a diabetes e as doenças cardíacas.

Em Mato Grosso, dados da Pesquisa de Orçamentos Familiares do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2002, revelam que 41,45% da população apresentou excesso de peso. Na Capital, esse percentual sobe para 51,8%. sendo que, nesse percentual, o índice de obesos é de 13,4% no Estado e de 7,9% em Cuiabá. Pessoas com índice de massa corpórea acima de 30 quilos por metro quadrado são consideradas obesas.

Dados da Vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico (Vigitel) do Ministério da Saúde, em última pesquisa realizada revela que Cuiabá mantém um percentual de 51% de homens maiores de 18 anos com excesso de peso, com índice de massa corpórea (IMC) maior ou igual a 25. Com relação às mulheres, esse índice é de 38%. Já com relação às pessoas obesas, com IMC maior ou igual a 30, o percentual de homens chega a 14%, quanto às mulheres o índice é 13%. “Fazendo uma análise crítica em cima desse grave problema de saúde pública, a Secretaria de Estado de Saúde investe na promoção de ações de prevenção e controle da obesidade”, disse Maria da Penha.

A programação acontece entre os dias 16 e 18 de outubro, no auditório da Escola de Saúde, no bairro Coophema, em Cuiabá, com a realização do Curso Alimentação Saudável e Atividade Física para Atenção Básica. A capacitação tem como público alvo médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas e educadores físicos com o objetivo de formar multiplicadores para levar a informação na ponta, ou seja, aos usuários do Sistema Único de Saúde que buscam pelos serviços. O curso acontecerá em período integral.

Já nos dias 18 e 19 de outubro, as atividades foram programadas na Escola Estadual Marceline de Campos, do bairro Santa Amália, em Cuiabá, a partir das 13 horas. Estudantes, funcionários, alunos e comunidade em geral serão orientados para a importância da prática de uma alimentação saudável com distribuição de panfletos educativos, orientação nutricional para as merendeiras e avaliação nutricional dos escolares.

A gerente lembrou também que dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que 75% das doenças cardíacas, diabetes e mesmo a obesidade são diminuídas com apenas 30 minutos de atividade física leve, moderada e realizada com regularidade. Porém, as estimativas são de que mais de 50% das pessoas sejam sedentárias e queimam menos de duas mil calorias por semana através de atividade física.

Finaliza Maria da Penha reforçando que o sedentarismo é um importante fator de risco para as doenças crônicas não-transmissíveis (DCNT), como diabetes, hipertensão arterial e problemas cardiovasculares. A intenção é trabalhar a prevenção. Não adianta só tratar a obesidade, temos a responsabilidade de informar como prevenir doenças e como as pessoas devem cuidar da sua saúde. A prática de atividade física regular combinada com a alimentação saudável promove a redução no peso corporal, além de aumentar a perda de gordura preservando a massa magra.

DEZ PASSOS PARA A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL-

Passo 1: Aumente e Varie o Consumo de frutas, legumes e verduras. Coma cinco vezes por dia.

Passo 2: Coma feijão pelo menos uma vez ao dia.

Passo 3: Reduza o consumo de alimentos gordurosos como carnes com gordura aparente, salsicha, mortadela, frituras e salgadinhos. No máximo duas vezes por semana.

Passo 4: Reduza o consumo de sal.

Passo 5: Faça pelo menos três refeições e um lanche por dia. Não pule as refeições. Para o lanche prefira frutas.

Passo 6: Reduza o consumo de doces, bolos, biscoitos e outros alimentos ricos em açúcar para no máximo três vezes por semana.

Passo 7: Reduza o consumo de álcool e refrigerantes. Evite o consumo diário. A melhor bebida é a água.

Passo 8: Aprecie a sua refeição. Coma devagar. Faça das refeições um ponto de encontro da família. Não se alimente assistindo TV.

Passo 9: Mantenha o seu peso dentro de limites saudáveis. Veja se o seu IMC está entre 18,5 e 24,9 kg/m2.

Passo 10: Seja ativo. Acumule trinta minutos de atividade física todos os dias. Caminhe pelo seu bairro. Suba escadas. Não passe muitas horas assistindo TV.





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/204008/visualizar/